Para promover a sustentabilidade e a conservação ambiental, a Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou na terça-feira (19) a cooperativa de reciclagem Itaquá Recicla. O equipamento fará a destinação correta de resíduos sólidos e recicláveis por meio da coleta seletiva implementada no município.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Eduardo Boigues, da primeira-dama Mila Prates, que idealizou o projeto em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, secretários, vereadores, munícipes, além de representantes da Peralta Ambiental e do Instituto Raízes do Brasil, que fazem o gerenciamento da cooperativa.
“O projeto nasceu em 2021, junto ao Itaquá Limpo, mascote criado pelos estudantes da rede municipal de ensino em um concurso sobre educação ambiental, que deu certo. Estou muito feliz por essa conquista para a nossa cidade. É mais uma iniciativa sustentável que saiu do papel”, disse a primeira-dama.
O serviço de coleta porta a porta será realizado de segunda a sábado para recolher materiais como papel, papelão, aço, latão, cobre, vidro, isopor, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Eles passarão por triagem, separação, prensa e serão vendidos para indústrias. Dessa forma, retornam para a cadeia produtiva sem ir para aterros.
“A cooperativa trará inúmeros benefícios ambientais como reduzir a quantidade de resíduos descartados de maneira inadequada, promover a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, além de contribuir com a preservação do meio ambiente”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.
O caminhão vai passar nos bairros seguindo um cronograma: na segunda, contempla o Jardim Moraes, Jardim Americano, Jardim Adriane e Residencial Palmas de Itaquá. Na terça é a vez do Jardim Gonçalves e o Monte Belo. Na quarta, vai passar pelo Piratininga I.
Já na quinta, Vila Nova Itaquá, Vila Nely, Vila Menezes e Vila Japão serão beneficiados. Na sexta é a vez do Piratininga II e no sábado, para fechar, passa pelo Jardim Odete e Vila São Carlos. O serviço começa nesta quarta (20) e, seguindo o cronograma, moradores do Piratininga I serão atendidos.
“A coleta seletiva porta a porta vai começar de maneira gradual até atender todos os bairros. Os resíduos recolhidos nas casas, assim como os recicláveis descartados nos ecopontos, terão como destino a cooperativa, que também vai gerar renda para os cooperados, que terão emprego formal e um ambiente adequado para realizar as atividades”, ressaltou o prefeito.
O galpão, que fica na rua Sorocaba, 675, na Vila Monte Belo, conta com infraestrutura completa para atender as demandas dos cooperados, dentre elas banheiro, vestiário, copa para alimentação e equipamentos como prensa, balança e esteira para o desenvolvimento das atividades.