A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba promoveu, no início desta semana, o 1º Encontro Municipal de Profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com o tema “Assistência Social: uma política pública de proteção”, o evento reuniu cerca de 200 profissionais que atuam nos equipamentos da pasta para um dia de capacitação intensiva.
O encontro teve por objetivo fortalecer os conhecimentos dos trabalhadores sobre os princípios fundamentais da política pública de assistência social, bem como sua aplicação prática no dia a dia das unidades de atendimento.
Participaram do evento o diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Mogi das Cruzes, José Resende Filho, a multiplicadora estadual do programa Criança Feliz, Cristiane Lamin, o diretor do Departamento Nacional de Proteção Social Básica, Elias Sousa, o secretário de Desenvolvimento Social de Itaquá, Gabriel Rocha, e o prefeito Eduardo Boigues.
“O Desenvolvimento Social de Itaquá vive seu melhor momento na história. A cidade nunca teve tantos equipamentos voltados à assistência e que atuam de maneira eficiente para atender quem mais precisa. Isso só é possível com todos os servidores capacitados, potencializando seus saberes técnicos para acolher cada demanda diariamente”, disse o secretário.
Além das palestras, o evento foi marcado pelo lançamento da campanha nacional Faça Bonito 2024, voltada ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa reforça o compromisso da pasta com a proteção integral da população mais vulnerável.
“Desde o início de 2021 estamos aprimorando a gestão pública de Itaquá não apenas com novos equipamentos e móveis, mas principalmente com o treinamento e a capacitação dos servidores. Quem precisa ir a um equipamento, já percebe a diferença pelo profissionalismo e abordagem acolhedora. Essa é a Itaquá que estamos construindo”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.