Home Cidades Itaquá recebe selo de gestão eficiente em ranking estadual de gestão de resíduos sólidos

Itaquá recebe selo de gestão eficiente em ranking estadual de gestão de resíduos sólidos

por Redação Gazeta Popular

Índice avalia estratégias e projetos desenvolvidos durante o ano de 2022

O município de Itaquaquecetuba se destacou na gestão de resíduos sólidos em um ranking elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que avalia as 645 cidades de São Paulo.

Itaquá ficou em terceiro lugar entre os municípios do Alto Tietê e ganhou o selo de gestão eficiente pelo Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), que avalia estratégias e projetos desenvolvidos durante o ano de 2022.

O índice também serve para identificar fragilidades e oportunidades, além de subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas estaduais e municipais voltadas à melhoria da gestão.

A nota pode ser de 0 a 10 e o município alcançou 7,8965, atrás apenas de Salesópolis e Suzano e à frente de Guarulhos e Poá. Outros sete municípios da região tiveram nota mediana e dois foram classificados como ineficientes.

“Fiquei muito feliz de alcançarmos essa posição no ranking. Mostra que estamos no caminho certo e que a população está mais consciente e preocupada com o meio ambiente”, declarou a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmim Zampieri.

“Estamos investindo pesado nas questões ambientais no município e é gratificante ver que está dando bons resultados e que podemos conseguir mais recursos para continuar trabalhando em prol da causa”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Iniciativas

Entre as ações desenvolvidas pelo município, destaca-se a criação da Guarda Ambiental para combater o descarte irregular e a criação do projeto EcoItaquá, que promove a educação ambiental através da arrecadação de tampinhas e caixas TetraPak pela troca de produtos no EcoBazar.

Já foram construídos 12 ecopontos em bairros diferentes e PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) foram instalados em equipamentos públicos para a arrecadação de recicláveis. Em junho é realizada a Semana do Meio Ambiente, com palestra e doação de mudas, e a secretaria também promove o plantio das mesmas pela cidade.

Ao longo do ano letivo, são realizadas palestras de educação ambiental nas escolas da rede municipal e visitas guiadas ao Parque Ecológico com instituições de ensino, grupos organizados e entidades beneficentes pelo programa Visita ao Parque.

Fotos: Dayane Oliveira e Caroline Assis

Postagens relacionadas