Home Cidades Itaquá reforça proteção às mulheres com botão do pânico e atendimento especializado

Itaquá reforça proteção às mulheres com botão do pânico e atendimento especializado

por Texto Divulgação

A Ronda de Proteção à Mulher de Itaquaquecetuba, iniciativa que visa proteger vítimas de violência doméstica, registrou 1.265 atendimentos de janeiro a agosto de 2024. Entre as ações, foram contabilizadas 463 medidas protetivas, 96 ocorrências de violência doméstica, 11 descumprimentos de medidas protetivas e 625 visitas a residências de vítimas. Além disso, 70 contatos telefônicos foram realizados com mulheres que não foram localizadas em casa. Desde 2021, o programa já acumulou 3.797 intervenções.

Paralelamente, a Casa da Mulher oferece acolhimento, qualificação, suporte jurídico e psicológico às vítimas, enquanto o Centro de Referência de Direitos Humanos, localizado na Secretaria da Mulher, proporciona atendimento especializado contra qualquer violação de direitos.

Outro importante serviço é o abrigo sigiloso, que oferece suporte temporário para mulheres em situação de risco e seus dependentes. O objetivo é não apenas proteger as vítimas, mas também garantir a reintegração delas à sociedade.

Botão do Pânico e Muralha Eletrônica

Mulheres que possuem medida protetiva têm agora uma ferramenta adicional de segurança: o “Botão do Pânico”. Integrado à Muralha Eletrônica, que monitora as entradas e saídas da cidade, o dispositivo visa garantir agilidade no atendimento em situações de emergência. Para utilizá-lo, a vítima deve baixar o aplicativo “SOS Cidadão”, cadastrar-se e acionar o botão “Pedir ajuda” em caso de necessidade. O sistema alerta imediatamente os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) sobre a localização da vítima, permitindo resposta rápida.

Mulheres que tiverem dificuldade em acessar o aplicativo podem se dirigir a qualquer base da GCM com documentos e a medida protetiva para instalar o app e realizar testes.

Serviços à Disposição

A van Cidadania Móvel também oferece serviços importantes nos bairros, como agendamento para RG, CNH, mudança de zona eleitoral e boletim de ocorrência, entre outros.

Denúncias de violência podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher (180), Polícia Militar (190), Guarda Civil Municipal (153), Secretaria da Mulher (4753-5291) e na Delegacia de Defesa da Mulher (Rua João Barbosa de Moraes, 448 – Vila Zeferina).

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