Prefeitura de Itaquaquecetuba, após reunião com procuradores municipais e técnicos, definiu que vai ingressar com uma medida judicial acautelatória. Queremos intervenção imediata do DAEE nas barreiras naturais de todo o lote 4 da barragem da Penha e de trechos assoreados que impedem a fluidez do rio, acarretando diretamente no alagamento em bairros da nossa cidade.
Além disso, também será solicitado ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), dados técnicos de funcionamento das comportas, quantidade de fluxo de água e impacto do fechamento parcial do rio no Alto Tietê.
Em paralelo, a prefeitura já iniciou o processo de contratação de empresa especializada para a elaboração de estudos técnicos de nova ação judicial para evitar que a eventual abertura das comportas tenha graves reflexos nas cidades do Alto Tietê.
A administração entende que o Governador Tarcísio iniciou há pouco tempo uma nova gestão, entretanto, a situação é de extrema urgência. As famílias da nossa cidade não podem ser penalizadas e necessitam de ajuda imediata. Estamos fazendo todo o possível pela Prefeitura de Itaquá e precisamos dessas ações também pelo Governo do Estado e Federal.