Ranking reúne municípios com população maior que 100.000 habitantes em 2022. Itaquaquecetuba também possui 2ª maior taxa de recusa à pesquisa.
Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes estão entre as 20 cidades com população maior que 100 mil habitantes com as maiores taxas de não resposta ao Censo 2022 de todo o Brasil. Os dados do Censo 2022 foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (28). Entre os 20 municípios com maior taxa de não resposta, todos são do estado de São Paulo.
Itaquaquecetuba é a segunda no ranking, com 15,7%, enquanto Mogi das Cruzes é a 19ª, com 9,9%. A taxa de não resposta leva em consideração moradores que podem não ter sido encontrados no imóvel, mas também podem ter se recusado a responder o Censo.
Recusa ao Censo
Além disso, Itaquaquecetuba também está entre as cidades com maiores taxas de recusa ao Censo 2022. O município aparece em 9º neste índice, com 3,7%. A taxa de recusa é quando o morador se recusa a responder à pesquisa.
Censo 2022
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE, sendo que a anterior foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. A pesquisa reúne as seguintes informações:
- a população de cada município;
- o quanto cada cidade tem de população em relação ao estado, à região e ao país;
- o número médio de moradores por residência em cada município;
- a densidade demográfica de cada município.
A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.
Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.