Home Cidades Jardim Sensorial é novidade em escola municipal de Guararema

Jardim Sensorial é novidade em escola municipal de Guararema

por Redação Gazeta Popular

Alunos da Escola Municipal Keisaburo Honda, no bairro Cerejeira, aprendem enquanto se divertem em um espaço interativo que estimula sensações por meio dos cinco sentidos

 

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, acaba de lançar uma novidade na Rede Municipal de Ensino: um jardim sensorial com o inédito Relógio do Corpo Humano. Instalado na E.M. Keisaburo Honda, no bairro Cerejeira, o equipamento interativo desperta diferentes sensações nas crianças por meio dos cinco sentidos: tato, visão, paladar, olfato e audição.

 

Localizado ao lado da horta da escola, o Jardim Sensorial conta com diferentes tipos de piso, como cascalho, pedras e argila expandida, para que os alunos sintam, até mesmo nos pés, diferentes tipos de estímulos, como a percepção do corpo no espaço.

 

A experiência fica ainda mais interessante ao passar por um corredor com tubos coloridos pendurados, que mexem com o imaginário e convidam à brincadeira. E tudo converge para um painel que, além de alfabeto completo, apresenta objetos com texturas diferentes para que as crianças experimentem, como um teclado de computador, interruptores, lousa e outros.

 

E não é só isso: o centro do jardim funciona como um projeto inédito na Rede Municipal de Ensino de Guararema, o Relógio do Corpo Humano, inspirado na cultura chinesa, que apresenta o conceito que as plantas desempenham funções benéficas em órgãos específicos.

 

De acordo com a medicina chinesa, há um relógio cósmico utilizado para controle biológico do organismo e o corpo produz, em cada horário, uma energia específica para cada órgão. Portanto, na Escola Municipal Keisaburo Honda, os alunos vão perceber que as plantas carqueja e boldo estão ligadas ao fígado; o bálsamo, o guaco e a hortelã estão relacionadas ao pulmão; alfavaca e erva cidreira guardam relação com o estômago; salsa e hortelã-pimenta exercem influência no baço e no pâncreas; alecrim e pimenta no coração; babosa é boa para a pele e assim por diante.

 

“Ao trazer este conceito para dentro da escola, onde há contato social e também com a natureza, a equipe gestora da Escola Keisaburo Honda criou um Jardim Sensorial que estimula os sentidos a partir de cheiros, formas e texturas que permitem o toque e a observação dos sons, proporcionando uma série de descobertas às crianças, que aprendem enquanto se divertem”, define a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

 

Acompanhadas dos professores, as crianças farão visitas regulares ao novo equipamento, para que possam, de maneira contínua, desenvolver um aprendizado prático que envolve, além das sensações já descritas, conhecimentos sobre o meio ambiente, pois além das plantas o local foi pensado para atrair organicamente borboletas e pássaros.

 

Além do Jardim Sensorial da Escola Municipal Keisaburo Honda, outras unidades de ensino de Guararema contam com instalações semelhantes: além de uma trilha sensorial em implantação na Escola Municipal Dom Alberto Johnnes Steeger, no Jardim Dulce, já há jardins e trilhas sensoriais na Escola da Natureza Francisca Lerario, no bairro Feital, e na Escola Municipal de Educação Complementar (Emec) Adibe Sayar Daher, no bairro Itapema.

Postagens relacionadas