O jornalista Edgar Leite celebrou seus 30 anos de carreira recebendo na terça-feira (3) o Título de Cidadão Suzanense na Câmara de Suzano. A homenagem é de autoria do vereador Pedro Ishi (PL) e foi aprovada pelos demais vereadores.
O presidente da Câmara, Joaquim Rosa (PL), comandou a sessão, que também contou com a presença dos vereadores Artur Takayama (PL); José Oliveira Lima (MDB), o Zé Oliveira; e Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.
“Edgar é uma pessoa que sempre soma com a nossa cidade. Está há 30 anos à disposição para registrar grandes e pequenos acontecimentos importantes”, disse Joaquim Rosa.
Pedro Ishi destacou que Edgar Leite é um grande jornalista e ressaltou a importância da imprensa para a sociedade. “Acredito que nós, vereadores, aprovando este projeto de decreto legislativo, fizemos justiça a uma pessoa que não nasceu aqui, mas que trabalha muito pela cidade e que hoje pode falar que é cidadão suzanense.”
O vice-prefeito Walmir Pinto (PV) também falou do papel do jornalista. “A imprensa representa o que a democracia exige, portanto, precisa ser muito respeitada. E você faz isso com maestria, por isso tem aqui amigos de tantos momentos da história de Suzano. Parabéns pela sua trajetória.”
O secretário de Comunicação Pública, Paulo Pavione, representou o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) no evento e destacou que Edgar Leite “é um competente e engajado editor-chefe” do mais antigo veículo de comunicação do município e o único com periodicidade diária. “Em mais de três décadas de serviços prestados à imprensa, ele se tornou um justo representante de nós, jornalistas. Sua contribuição neste período é inegável: sempre levantou a bandeira da imprensa livre e do direito das pessoas à informação correta e responsável”, afirmou.
Também fizeram parte da mesa da sessão solene a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, Maria Margarida Mesquita; Camila Moraes, representante do jornal Diário de Suzano; e o delegado e conselheiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), Nelson Sais.
O homenageado
Edgar Leite contou no evento que seu interesse pela profissão começou ainda na infância, por seu interesse pela leitura. Ele fez agradecimentos à família e aos amigos e dedicou a homenagem ao seu pai, Samuel. “Eu não trabalho sozinho. São 30 anos de profissão, são muitas pessoas que me ajudaram”, disse. Ele também contabilizou que, como editor-chefe, comandou 5.700 edições do Diário de Suzano e fez mais de 1.500 entrevistas ao vivo no programa DS Entrevista.