Home Cidades Ladrões de celulares atacam passageiros de ônibus e motoristas no Centro do Rio

Ladrões de celulares atacam passageiros de ônibus e motoristas no Centro do Rio

por Redação Gazeta Popular
Criminosos pulam nas janelas dos coletivos e arrancam o telefone das mãos das vítimas. Os criminosos, no entanto, nem sempre conseguem cometer os crimes. Passageiros e pedestres afirmam ter medo.

Novas imagens mostram ladrões de celulares agindo livremente no Centro do Rio de Janeiro. O furto de celulares aumentou 70% em 2023 em relação ao ano passado.

Os registros são na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, a mais movimentada da região.

Um dos vídeos mostra um homem de camisa branca que puxa o celular da janela de um veículo preto.

Uma outra vítima é furtada de dentro de um ônibus: um homem de camisa preta pega o celular de um passageiro.

Nem todos, no entanto, são bem sucedidos: um homem de camisa cinza pula na janela de um ônibus para tentar furtar um celular, mas não consegue e deixa o local, frustrado.

Medo dos passageiros

 

Quem frequenta o Centro da Cidade tenta desenvolver maneiras de não ser vítima desses crimes.

“Eu tenho muito medo. Eu ando sempre com medo aqui no Centro da Cidade, porque qualquer hora alguém passa e te carrega. Eu já vi muitas vezes”, disse Léia Santos, esteticista.

Alina Costa, empregada doméstica, contou que usa o telefone no Centro de forma discreta porque tem muito medo de assaltos.

“Sempre que eu tenho que usar o telefone é com cuidado. Não dá para dar mole não”, comentou.

“O importante é sempre estar de olho em volta. Eu tava aqui, vi que não tinha ninguém perto, aí dá uma olhada no celular… tenta ser o mais rápido possível. Evito andar com dinheiro, carteira… ainda mais agora que é tudo pelo celular”, explicou o militar Julio César dos Santos.

Furtos na Zona Central do Rio

De janeiro a março do ano passado, foram 777 casos registrados. Já de janeiro a março desse ano, houve 1373 casos, o equivalente a 77% de aumento.

Já em relação aos furtos de celular, o número chega a 912 casos de janeiro a março do ano passado. Nos três primeiros meses desse ano, sobe para 1.560, o que significa 71% de aumento.

A Polícia Militar disse que o 5º BPM (Saúde) faz o policiamento na região e que no primeiro trimestre desse ano foram feitas 4.600 abordagens, e mais de 160 criminosos foram retirados das ruas. A polícia informa ainda que apreendeu mais de 500 artefatos perfurocortantes.

A PM solicita que a população registre as ocorrência ao Disque-Denúncia pelo número (21) 2253-1177, ou ligue para o 190.

Postagens relacionadas