Na manhã da última quarta-feira (1º) Mateus Silva tomou posse como prefeito de Caraguatatuba, prometendo uma gestão pautada por transparência, eficiência e compromisso com o bem-estar coletivo.
Em uma cerimônia marcada pela emoção, religiosidade e homenagens à família, além de maciça presença de munícipes e autoridades locais, Mateus reforçou a responsabilidade de liderar a cidade e apresentou as primeiras medidas de seu governo.
Dirigindo-se aos vereadores, o prefeito ressaltou a independência entre os poderes, mas pregou a união, o respeito e o diálogo. Citando Martin Luther King e Confúcio, reforçou a necessidade de construir uma Caraguatatuba próspera e inclusiva. “Sabemos que teremos embates na condução do nosso trabalho, mas que em todos o objetivo comum prevaleça, o bem do povo de Caraguatatuba.”
Já no gabinete da Prefeitura, como primeiros atos, Mateus Silva assinou decretos e portarias importantes: suspendeu pagamentos e contratos em vigor, além de licitações, para análise nos próximos 90 dias (três meses). Uma comissão foi instituída para avaliar documentos e conferir bens móveis e imóveis no prazo de 120 dias (quatro meses).
Nomeou oficialmente os secretários municipais, o chefe de gabinete, além da primeira dama Talita Carneiro Veneziani da Silva, como presidente do Fundo Social de Solidariedade. O Cel. Eduardo César Ferreira, secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, foi também nomeado como Autoridade de Trânsito do município e Valder Rocha como superintendente da Guarda Civil Municipal.
O prefeito ainda exonerou ocupantes de cargos em comissão, bem como as nomeações de servidores efetivos em cargos em comissão, cessou funções gratificadas e gratificações de encargos especiais, prática que deveria ter sido exercida pela gestão anterior. “Saímos vencedores da eleição, mas só seremos vitoriosos quando conseguirmos concluir todos os nossos planos, quando realmente fizermos a diferença na vida das pessoas”, declarou.
Continuidade do legado familiar
Em um momento simbólico, Mateus Silva passou a faixa ao pai, Antonio Carlos, ex-prefeito, ex-deputado e figura histórica da política local. “Aprendi e aprendo muito com a história da nossa família, pessoas que entraram na política por ideal. É essa diferença que queremos fazer em nossa cidade”, ressaltou.
Na sequência, Mateus Silva e o vice-prefeito, Sérgio Braz, concederam coletiva de imprensa aos veículos presentes.