Munícipes inscritos no período entre 2018 e 2020 e que perderam o dia do benefício devem atualizar o contato por e-mail ou na sede da secretaria
A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano retomou o processo de atualização de dados dos tutores que se inscreveram para castração dos seus animais no período entre 2018 e 2020. A iniciativa busca realizar novas convocações para equalizar a demanda e proporcionar mais qualidade de vida aos cães e gatos em situação de vulnerabilidade.
Durante este ano, foram realizadas mais de 800 castrações, seja por meio dos mutirões nos bairros, de fevereiro a julho, ou posteriormente com os atendimentos ofertados por meio do convênio com cinco clínicas veterinárias da cidade. O objetivo é promover a atualização das inscrições antigas para retomar o serviço que foi reduzido em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Os interessados em atualizar o cadastro para o benefício deverão encaminhar os dados pessoais, como nome completo, telefone para contato e endereço residencial, para o e-mail bemestaranimal@suzano.sp.gov.br, ou se dirigir até a sede da pasta, localizada no segundo andar do Centro Unificado de Serviços (Centrus). O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas, e das 13 às 17 horas.
Para realizar novas inscrições, é necessário preencher o formulário online (bit.ly/Castracao_Suzano) e aguardar o contato de uma das clínicas credenciadas informando o agendamento. O atendimento presencial também está disponível aos munícipes com dificuldade de acesso à internet. Em ambos os casos, não há cobrança de taxas.
A castração de animais domésticos é direcionada aos cães e gatos com idade igual ou superior a seis meses de vida. A medida é um importante instrumento de controle de natalidade, pois inibe a procriação indesejada e evita o abandono, conforme explica o titular da pasta, André Chiang.
“Desde o início da campanha, em 2018, mais de 4 mil animais já foram castrados. Agora, estamos com cinco clínicas veterinárias conveniadas para assistir toda à população e zerar a fila de espera até o fim do primeiro semestre de 2022. A iniciativa agrega ao pacote de políticas públicas que visa assegurar melhores condições de vida aos pets e reduzir os índices de abandono na cidade”, reforça Chiang.
Além do procedimento de controle de superpopulação, os animais também podem ser contemplados com a microchipagem. A medida também é utilizada para os pets que foram adotados por meio da campanha Baby, me leva!
Para saber mais sobre o programa de castração e microchipagem animal, o Setor de Bem-Estar Animal está disponível na avenida Paulo Portela, 210, 2° andar, sala 206, no centro de Suzano.