Home Cidades Mogi das Cruzes encerra 2024 com 100% das escolas municipais conectadas à internet

Mogi das Cruzes encerra 2024 com 100% das escolas municipais conectadas à internet

por Texto Divulgação

O Departamento de Tecnologia Educacional (DTE) da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes encerrou o ano com 100% das escolas municipais e subvencionadas conectadas à internet de alta velocidade por fibra ótica, atendendo ao padrão internacional Education Superhighway de 1MB por aluno. Esse avanço, que impactou diretamente alunos e professores, também incluiu a instalação de Wi-Fi em 103 unidades escolares e a implementação de um projeto inovador de internet outdoor na EMR Nossa Senhora da Conceição, no Tabor, apresentada recentemente como a primeira do Brasil a receber o projeto “Uma Escola Sustentável”.

Ao longo do ano, o DTE desenvolveu ações com o objetivo de melhorar sistemas digitais, ampliar a infraestrutura de conectividade e desenvolver novas ferramentas para atender às demandas da comunidade escolar. “A tecnologia é uma aliada indispensável no processo de ensino e aprendizagem. O que vimos foi um salto de qualidade no uso de ferramentas digitais e no acesso à conectividade, beneficiando diretamente nossos alunos e professores”, afirmou a secretária de Educação, Marilu Beranger.

Essas melhorias tecnológicas se refletem em números. Ao longo de 2024, o DTE ainda realizou 104.639 intervenções no Sistema do Governo do Estado de São Paulo (SED), por meio de programação API, e gerenciou mais de 59 mil Planos de Aula Digitais e 432 mil Diários de Classe Digitais. Além disso, o ano também foi de inovação com a atualização do Sistema de Gestão Educacional (SGE), que foi modernizado para garantir maior eficiência e segurança no gerenciamento de dados. “Essa modernização foi essencial para garantir mais eficiência e segurança no gerenciamento dos dados da rede municipal de ensino”, destacou Pedro Passos, diretor do DTE.

Outro marco importante deste ano foi o lançamento do aplicativo Educação Mogi, que substituiu o antigo Educa+Mogi com uma nova e moderna identidade visual, otimizando a experiência do usuário. Também foi desenvolvido o aplicativo SGE Lite, facilitando o registro de frequência e atestados dos alunos pelos professores diretamente de seus dispositivos móveis, como celulares e tablets. “Essas inovações trazem autonomia e agilidade para a gestão educacional, mostrando o nosso compromisso com a transformação digital”, completou Passos.

O DTE também ofereceu suporte estratégico a outros departamentos da Secretaria de Educação, otimizando ações e decisões por meio de análises de dados e soluções digitais. Departamentos como o Pedagógico (DEPED), de Alimentação Escolar (DAE), de Administração e Finanças (DAF), de Educação Especial e Inclusiva (DEEI) e de Gestão de Operações (DGO), além dos setores de Recursos Humanos (RH), Supervisão e Subvenção, foram diretamente beneficiados. Esse apoio aprimorou rotinas administrativas e fortaleceu a gestão escolar de forma integrada e eficaz.

Postagens relacionadas