A partir desta quarta-feira (19/06) e até o dia 29 de junho, em caráter excepcional, Mogi das Cruzes disponibiliza a vacina contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos, enquanto houver estoque disponível do lote com validade para este mês. A dose estará disponível em todos os postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.
É importante lembrar que a vacina permanece disponível para segunda dose para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, sendo necessário o intervalo de três meses após aplicação da primeira dose. No momento, é esperado cerca de 3 mil crianças e adolescentes desta idade que receberam a 1ª dose e já estão na data ou em atraso para receber a 2ª dose.
“A proteção adequada esperada com a vacina contra dengue só ocorre cerca de 15 dias após o recebimento da 2ª dose, por isso é imprescindível que os pais ou responsáveis procurem as unidades de saúde para completaram o esquema vacinal”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Peres Mendes.
Desde o final de semana, os atendimentos de urgência e emergência para dengue estão concentrados nas unidades de Pronto Atendimento 24 horas, UPAs, Vagalume e Hospital Municipal (exclusivamente para crianças). A mudança ocorreu por conta da queda nos casos. Até o momento, Mogi das Cruzes registrou 7.038 casos positivos e 12 óbitos. Há, ainda, 16.379 exames aguardando resultados, mas a procura pelos pronto-atendimentos está em queda nas últimas semanas.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes trabalha de forma permanente e contínua no combate e prevenção da dengue e orienta a população a manter os cuidados dentro da rotina em suas casas e ambientes de trabalho.