Agentes comunitários das 17 unidades do Programa Estratégia Saúde da Família de Mogi das Cruzes percorreram, nesta sexta-feira (01/03), imóveis de suas áreas de abrangência para reforçar os cuidados necessários para eliminação possíveis criadouros do Aedes aegypti. Neste sábado (02/3), a partir das 8 horas, o trabalho de bloqueio será realizado pelas equipes do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses e do Centro de Controle de Zoonoses no Jardim Santa Tereza.
As ações fazem parte do Dia D de Combate à Dengue, mobilização coordenada pelos Governos Estadual e Federal, respectivamente, para conter o avanço dos casos doença em todo o país. Até o momento, Mogi das Cruzes registrou 541 casos positivos e aguarda resultados de 870 exames suspeitos encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Não há morte confirmada, até o momento.
Durante as visitas e vistorias, os agentes estão trabalhando o tema ’10 minutos contra a dengue’, onde os munícipes são estimulados a reservar um curto período de tempo semanal para vistoriar seus imóveis e eliminar possíveis criadouros. Isso porque as últimas avalições de densidade larvária mostraram que 68% dos focos do Aedes está nas residências, ou seja, em baldes, potes de animais e materiais recicláveis que poderiam ser descartados.
ATENDIMENTO MÉDICO – Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde liberou atendimento sem agendamento prévio para pessoas com suspeita de dengue em qualquer Posto de Saúde ou unidade da Estratégia Saúda da Família, das 8 às 12 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, a referência são as UPAs e PA 24 horas.
Mogi das Cruzes trabalha no combate e prevenção da dengue o ano todo, mas está com ações intensificadas e trabalho em conjunto com outras Secretarias desde o início de 2024 em virtude da alta de casos.
Os principais sintomas são febre alta, fraqueza, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas juntas, e manchas vermelhas pelo corpo. Nestes casos, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações e tratamento indicados.
A dengue é transmitida pela picada do mosquito infectado. O inseto se infecta picando uma pessoa doente e passando a contaminar outras pessoas. A sua ação ocorre durante o dia e é feita pela fêmea que precisa de sangue para maturar os ovos que são depositados em locais com água parada – daí a importância de eliminar todo e qualquer objeto ou situação das casas e quintais.