A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou no sábado (23) o segundo Parque Naturalizado da cidade, construído no Conjunto Jefferson da Silva, na esquina das ruas 3 e 11. A entrega faz parte da programação de aniversário da cidade e fica localizado na esquina das ruas 3 e 11. O primeiro parque foi entregue no Jardim Planalto, no dia 1º de julho.
O conceito do Parque Natú faz parte das ações da Administração Municipal voltadas à primeira infância e é desenvolvido principalmente a partir de elementos naturais, repleto de possibilidades de interação, exploração e criação. O objetivo é incentivar o brincar livre, a convivência, o vínculo com o espaço público, com a natureza e o prazer de estar a céu aberto.
“O Parque Natu do Conjunto Jefferson foi entregue para toda a comunidade, em uma parceria inédita com a EDP Brasil. A transformação que estamos fazendo dos bairros para o centro de Mogi também tem a ver com proporcionar espaços de lazer para as crianças, a fim de que elas possam desenvolver habilidades cognitivas e relacionais. Além disso, quando as famílias ocupam os espaços, é possível qualificar o uso deles e afastar quem quer utilizá-los para coisas ilícitas. Junto com o Parque Natu, também instalamos lâmpadas de LED no bairro, para aumentar a segurança dos moradores. É assim, trabalhando sério e de forma responsável, com práticas sustentáveis e inovadoras, que vamos transformando Mogi das Cruzes no melhor lugar para se viver”, afirmou o prefeito Caio Cunha.
O prefeito falou ao público presente ao lado da vice-prefeita Priscila Yamagami, do presidente da Câmara, Marcos Furlan e dos vereadores Juliano Botelho e Edson Pereira, além do secretário municipal Claudio de Faria Rodrigues, de Urbanismo, e outros secretários municipais. Também prestigiaram a entrega do Parque Naturalizado a diretora da Distribuição da EDP São Paulo, Cristiane Fernandes, e a vice-presidente de Pessoas e ESG, Fernanda Pires.
O Parque Natu do Conjunto Jefferson possui brinquedos estruturados em madeira, elementos lúdicos como labirinto, balança, mini-arena, gangorra, além de luminárias e o plantio de espécies como ipê roxo, ingá, pitangueira, aroeira salsa, guajuvira, pata-de-vaca, entre outros. A programação do evento de inauguração incluirá ainda ações como plantio de árvores e grafite.
De acordo com o secretário Claudio Rodrigues, a implantação do Parque Naturalizado foi um trabalho intersetorial conduzido pelo Comitê da Primeira Infância e que contou com uma atuação em grupo, incluindo ações das secretarias municipais de Urbanismo, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente e Proteção Animal, Mobilidade Urbana e Planejamento e Gestão Estratégica.
Lançado em dezembro de 2022, o Programa Mogi Cidade da Criança – Primeira Infância é um projeto de política pública intersetorial com foco no desenvolvimento de uma cidade amigável à infância e à Primeira Infância. Pela iniciativa estão em andamento diversas ações na cidade, como a implantação dos Espaços de Brincar e a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). O Mogi Cidade da Criança também faz parte do planejamento do Mogi 500 anos, um plano de cidade a médio e longo prazo.