A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo, firmou convênio com o Governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento de Estâncias Turísticas – DADETUR, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, no valor total de R$ 606.518,75. Destes, R$ 571.081,63 provêm do Estado e o restante é contrapartida do Município.
O recurso será utilizado em obras de melhoria na infraestrutura turística do Pico do Urubu, que é um dos principais atrativos turísticos da cidade. O projeto obedece a princípios de sustentabilidade e prevê implantação de lixeiras para coleta seletiva, além de led solar. . Também estão planejadas reformas no centro de apoio turístico, pintura do mirante e recuperação do madeiramento do local.
Também está planejada a instalação de painéis ripados em madeira, para comunicação visual, bem como de plataforma elevatória, para garantir acessibilidade a cadeirantes. O convênio foi firmado na última quinta-feira (21/12).
Localizado a mais de 1.100 metros acima do nível do mar, o Pico do Urubu é o local mais alto de Mogi das Cruzes e referência para visitas de pessoas interessadas em contemplar a paisagem e para esportes de aventura, como a caminhada em trilhas, mountain bike e voos de paraglider ou parapente. O local proporciona uma linda vista, tanto para o lado da cidade, quanto para as colinas da Serra do Itapeti, além de ser um ponto privilegiado para a observação do pôr do sol.
Durante os finais de semanas, o local também recebe praticantes de diversas modalidades de voo livre que utilizam a estrutura existente para praticar o esporte e colorir o céu de Mogi das Cruzes.
A região do Pico do Urubu também conta com trilhas, que podem ser utilizadas pelos praticantes de esportes de natureza. Nelas podem ser praticadas modalidades como Trekking, Downhill (descida de bike em alta velocidade) e 4×4. Para facilitar o acesso e os deslocamentos dos praticantes, a Prefeitura de Mogi das Cruzes instalou uma placa com QR Code que apresenta a localização das trilhas e informações sobre cada uma delas, como trajeto, distância, elevação e modalidade ideal de percurso.
Ao todo, oito trilhas estão identificadas no local: Trilha da Onça, Trilha da Aranha, Trilha do Brasília, Trilha do Mirante, Trilha do Espelho I e II, Trilha da Santa Terezinha e Trilha da Avalanche. Todas podem ser exploradas a partir do Pico do Urubu, com exceção da Trilha da Santa Terezinha, cujo acesso é pelo Jardim Aracy ou Estrada da Moralogia. A orientação da Prefeitura é nunca fazer a trilha sozinho: é importante estar acompanhado de guias de turismo especializados. Recomenda-se que as trilhas sejam utilizadas por adeptos dos esportes de aventura com prática na modalidade de percurso ideal de cada trilha.