A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizou, na terça-feira (14), a formatura de 13 novos agentes municipais de trânsito, que fizeram o Curso de Formação para a função. Durante o evento, realizado no auditório do prédio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, também foi feita a formatura no curso de 10 guardas municipais, que poderão atuar na fiscalização de trânsito.
Com a formatura dos profissionais, a cidade passa a contar com 44 agentes municipais de trânsito ativos e 51 guardas municipais aptos a realizar a fiscalização de trânsito. Além disso, o trabalho também é feito pela Polícia Militar, por meio de convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
O Curso de Formação de Agentes de Fiscalização de Trânsito teve carga horária de 200 horas/aula e começou no dia 5 de outubro. Neste período foram abordados os temas Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, O Papel Educador do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional. As aulas foram realizadas na estrutura do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária.
“O trabalho do agente de trânsito vai muito além da fiscalização. São os primeiros a chegar nas ocorrências, atuam na Educação para o Trânsito, no apoio a eventos e em muitas outras atividades. É com felicidade que recebemos os novos agentes e agradecemos à Guarda Municipal pela parceria no trabalho com o trânsito”, destacou a secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Miriam Benites.
A cerimônia de formatura também contou com a presença da diretora técnica do Detran em Mogi das Cruzes, Viviana Macedo dos Santos, do subcomandante da Guarda Municipal, Sidnei Francisco, e de representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal. Os instrutores que ministraram o curso foram homenageados com certificados.
Os agentes municipais de trânsito atuam no trabalho de fiscalização, orientação aos motoristas, atendimentos a urgências e emergências, além do apoio a ação de outras secretarias, órgãos e eventos. Os servidores também atuam no trabalho da Central de Monitoramento de Mobilidade e Segurança.
A população pode entrar em contato com o Departamento de Trânsito para solicitação de atendimentos ou para denunciar desrespeitos à legislação de trânsito pelo telefone 0800 77 30 194.