A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, recebeu na última semana representantes dos departamentos de recursos humanos de diversas empresas da cidade. O encontro foi no Polo Digital, com o objetivo fortalecer o relacionamento por meio de uma parceria no processo de captação, preparação, encaminhamento, seleção e contratação de profissionais. A reunião contou com cerca de 20 representantes de empresas da cidade dos setores da indústria, comércio e serviços.
“Identificamos neste encontro que a maior dificuldade que as empresas têm em contratar mão de obra é a falta de capacitação de candidatos – as pessoas buscam uma vaga, mas não têm a formação necessária para desempenhar aquela função. Assim, muitas vezes, as empresas precisam buscar trabalhadores de outras cidades para completar o quadro de funcionários”, disse o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes.
O evento faz parte de uma série de ações que a Prefeitura vem tomando para entender, cada vez mais, quais são as dificuldades que as empresas têm enfrentado no processo seletivo, com o propósito de melhorar a taxa de contratação e fortalecer a geração de emprego e renda no município. Este modelo de encontro ganha relevância, pois a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação consegue dar continuidade ao trabalho de identificação das necessidades do mercado de trabalho por meio de uma escuta ativa junto às empresas e, assim, oferecer formações específicas para os mogianos por meio do CRESCER.
“Há empresas com interesse em se instalar em Mogi das Cruzes e quando elas nos procuram, deixam claro que a maior preocupação dos investidores é a obtenção de mão de obra qualificada. Por isso estamos reforçando as ações da Secretaria na escuta ativa e aproximação com o setor produtivo”, explica Menezes.
Com esta escuta ativa fica comprovada a importância do poder público como uma ponte entre o que as empresas buscam e o que as instituições de ensino podem oferecer em formações e capacitações – isso gerou parcerias importantes com o CRESCER, Senai e Sebrae, por exemplo.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação vem trabalhando nos últimos dois anos nesta aproximação com empresas já estão instaladas na cidade, assim como com aquelas que têm interesse em vir para Mogi das Cruzes. O objetivo é auxiliar as empresas a resolverem suas demandas e, assim, aumentar a empregabilidade e o desenvolvimento na cidade. O reflexo destas ações pode ser medido pelo CAGED, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – nos últimos dois anos, a cidade voltou a liderar o saldo positivo na região do Alto Tietê. Além disso, em 2023 o estoque de empregos no município ultrapassou o patamar de 109 mil vagas, marca inédita na cidade.
Outra frente de atuação da secretaria que colaborou para este cenário positivo foi o desenvolvimento de capacitações de mão de obra específicas para as necessidades de contratação das empresas mogianas, por meio do CRESCER – só no primeiro semestre deste ano, quase 2 mil pessoas foram certificadas em diversos cursos. Além disso, o desenvolvimento da nova plataforma do Mogi Conecta Empregos também facilitou o contato entre as empresas e candidatos.
Mogi Conecta Emprego
Mogi Conecta Emprego é uma plataforma desenvolvida para aproximar e facilitar a relação entre quem busca emprego, quem está contratando e também quem tem o próprio negócio, de forma fácil e ágil. Nos últimos dois anos, o Programa recebeu melhorias, como a integração de outros serviços da Secretaria de Desenvolvimento, ampliação de ações de capacitação e maior foco no atendimento ao empreendedor, com duas unidades do Sebrae Aqui. São três unidades físicas (Terminal Central, Terminal Estudantes e CIC Jundiabepa), além dos canais de atendimento à distância.
Serviço
mogiconectaemprego.mogidascruzes.sp.gov.br
Atendimento ao empregador: (11) 94268-9341
Atendimento ao cidadão: (11) 97422-4273