Home Cidades Mogi se torna referência em cuidado e proteção animal

Mogi se torna referência em cuidado e proteção animal

por Texto Divulgação

Com cerca de 7,3 mil castrações em um ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes é destaque na região do Alto Tietê no cuidado com os animais. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente incorporou a nomenclatura Proteção Animal e vem adotando uma série de ações efetivas para garantir o bem-estar de cães e gatos. São feiras de adoção, vacinação anti-rábica e uma ampliação da estrutura física disponível para o atendimento ao animais e seus tutores.

“A proteção animal é um compromisso da gestão e estamos avançando muito nesta área. A parceria com a vereadora Fernanda Moreno é fundamental e vem sendo um grande reforço para ampliarmos cada vez mais os serviços. Queremos uma cidade cada vez melhor para as pessoas e isso inclui também os seus pets. E estamos trabalhando para isso, oferecendo curadoria, atendimento clínico e investimento em um novo espaço de referência, entre várias outras ações”, afirma o prefeito Caio Cunha.

As castrações tiveram um salto este ano. A Virada da Castração atendeu bairros como a Chácara Guanabara, Chácara dos Baianos, Vila Moraes, Jundiapeba. Em cada região, uma equipe realizou antecipadamente os cadastros dos moradores interessados, informando sobre o procedimento cirúrgico e os cuidados necessários. No dia do evento, os animais são castrados de forma organizada, com rapidez e local reservado para descanso. Somente em julho, na Virada da Castração, 1.288 animais foram castrados.

Além disso, a Prefeitura disponibiliza também o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, que é oferecido de forma contínua. O cadastramento acontece no PAC da Prefeitura, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h. No dia é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de endereço atualizado.

Até o final deste ano, Mogi das Cruzes deve realizar 7,3 mil castrações, número que coloca a cidade como destaque na região do Alto Tietê. Esse número inclui as cirurgias realizadas na Virada da Castração e também as que são agendadas pelos mogianos, que acontecem no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Antirrábica

Outro cuidado com os animais é a vacinação antirrábica. Desde setembro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes começou a realizar vacinação antirrábica no último sábado do mês. O atendimento será realizado na nova sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na rua Julio Mobaid, s/nº, Vila São Francisco, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas. O novo dia para atendimento é uma alternativa para os munícipes que não podem levar seus animais durante a semana. De segunda a sexta-feira, a dose é aplicada das 8 às 12 horas no CCZ. O proprietário do animal deve apresentar documento pessoal e comprovante de endereço no município. Somente em 2023, 1.760 animais foram vacinados contra a raiva em Mogi das Cruzes.

Estrutura

A secretária municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, Ionara Fernandes, reforça que estão sendo feitos importantes investimentos na melhoria da estrutura física para o atendimento aos animais e o para o conforto de funcionários e tutores. Atendendo a uma demanda dos frequentadores, o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) vem passando por um trabalho de revitalização, com o objetivo de ampliar e melhorar sua capacidade de atendimento.

Os serviços estão mantidos, conciliando o atendimento ao público com a reforma no espaço. O CBEA fica localizado na Estrada de Santa Catarina, 2570, em Cezar de Souza. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Por conta da revitalização do local, o horário de cadastramento de animais acontece das 9h às 10h30.

O cuidado com os animais também teve reflexos na área da segurança. A Guarda Municipal já conta com o serviço de Canil, com dois cães que auxiliam os profissionais no atendimento e resolução de ocorrências. Em breve, a corporação contará também com a estrutura física do canil, que oferecerá espaço para treinamento e cuidado com os animais.

Dezembro verde

Outra iniciativa que será colocada em prática é a atenção com um dos principais problemas que a causa animal enfrenta – o abandono. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal está preparando ações para o Dezembro Verde, que vai combater o abandono a partir de uma série de ações de conscientização, com o objetivo de estimular a adoção e o cuidado com os pets.

Além disso, os mogianos podem adotar um cão ou gato do Núcleo de Bem Estar Animal (NUBEA). O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, para qualquer munícipe maior de 18 anos. O adotante escolhe o animal e assina o Termo de Responsabilidade e Ciência e Concordância. Todos os cães e gatos adotados são entregues castrados, microchipados e identificados como habilitados para adoção por médico veterinário. Pelo site da Prefeitura é possível ver fotos e uma descrição de cada pet.

Postagens relacionadas