Quatro UBSs passaram a funcionar e atender pacientes com suspeita de dengue desde o último sábado (24), em Jacareí. A medida foi vista com bons olhos pelos moradores da cidade, que agora contam com mais unidades para atendimento, sem precisar se deslocar até a UPA Dr. Thelmo Cruz ou a UPA do Parque Meia-Lua.
Além dos sábados, desde o início deste mês, as unidades dos bairros Santa Cruz dos Lázaros, Parque Santo Antônio, Jardim das Indústrias e Cidade Salvador, também estão atendendo os casos de dengue nos demais dias da semana, das 7h às 17h, para pacientes acima de 12 anos, com sintomas leves da doença.
A ampliação visa otimizar os cuidados em relação à doença e aumentar a capacidade de atendimento nas UPAs. Para Rafael Linhares, morador do Jardim Siesta “o atendimento de dengue na UBS Santa Cruz dos Lázaros foi muito bom. Já tive dengue e estou vindo fazer a sorologia. Facilitou muito”, comentou.
Já a moradora do bairro Jardim São Luís, Neusa Pereira Timóteo, foi fazer o teste porque estava com sintomas. “É melhor ir ao postinho, porque é muito mais rápido. Quando tenho algum problema de saúde, primeiro passo aqui com o plantonista”, disse.
“Esta ampliação de atendimento é um passo importante na otimização dos cuidados com a dengue, proporcionando uma resposta mais ágil e eficaz diante da situação de saúde pública que enfrentamos. Só neste primeiro sábado, atendemos mais de 300 munícipes com sintomas de Dengue e realizamos quase 200 testes rápidos. Estamos não apenas garantindo maior acessibilidade aos moradores, mas também aliviando a demanda nas UPAs”, afirmou a secretária de Saúde, Rosana Gravena.
Sintomas em casos leves:
- Febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias;
- Dor de cabeça;
- Dor atrás dos olhos;
- Dores no corpo e articulações;
- Fraqueza;
- Coceira na pele.
Sintomas de casos graves são:
- Dor abdominal intensa;
- Vômito persistente;
- Respiração acelerada;
- Sangramento de mucosas, boca, fezes e urina ou outras hemorragias;
- Agitação ou confusão mental;
- Convulsões.
Nesses casos, ou para atendimento de crianças de até 11 anos, o munícipe deverá procurar a UPA Dr. Thelmo Cruz ou a do Parque Meia-Lua.