Home Cidades Mulheres são aplaudidas por suas histórias de superação no Cineteatro Wilma Bentivegna

Mulheres são aplaudidas por suas histórias de superação no Cineteatro Wilma Bentivegna

por Redação Gazeta Popular

Vinte histórias de mudança de vida foram reveladas diante de uma plateia emocionada durante a manhã desta quarta-feira (08/03)

A Prefeitura de Suzano abriu as portas do Cineteatro Wilma Bentivegna neste 8 de março – Dia Internacional da Mulher – para receber no período da manhã dezenas de mulheres que foram homenageadas pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), gerenciado pela Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (AAMAE). Durante o evento, foram contadas as histórias de 20 mulheres que gravaram depoimentos reveladores sobre abusos domésticos sofridos e de que maneira superaram os traumas para refazerem suas vidas.

Estiveram presentes diversas autoridades municipais, como a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, que aproveitaram a oportunidade para reconhecerem o valor das envolvidas neste projeto e como elas se tornaram exemplos para outras pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Entre os secretários participaram Geraldo Garippo (Desenvolvimento Social), Cintia Renata Lira (Administração), Alex Santos (Governo) e Paulo Pavione (Comunicação Pública). A gestora estratégica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, representou a pasta. O vereador Marcos Antonio dos Santos, o Maizena, também prestigiou a cerimônia.

A presidente da AAMAE, Silvia Rangel, ressaltou que o evento no cineteatro é fruto do “Projeto Elas”, que foi criado para valorizar a história de mulheres que ressignificaram suas trajetórias de vidas por meio do convívio na associação. “Este é um trabalho audiovisual pensado para reconhecer essas mulheres que venceram muitas lutas, sobreviveram à violência e acreditaram que é possível ser feliz. São mulheres que choram em silêncio e hoje gritam por dignidade, liberdade e felicidade”, destacou Silvia.

Nos depoimentos, elas expressam suas dores e revelam como encontraram na AAMAE uma saída para serem acolhidas e identificarem uma possibilidade de renda a partir dos ensinamentos ali ofertados. “Certa noite, quase perdi minha vida em virtude de agressões sofridas pelo meu então companheiro. Recorri à associação para revelar minha angústia e no local encontrei uma nova perspectiva de vida. Socializar com outras mulheres e poder aprender uma atividade, para garantir a minha própria renda, suavizaram a minha dor e devolveram meu sorriso”, revelou uma das mulheres homenageadas.

A secretária de Administração, Cintia Renata Lira, destacou a importância do Dia da Mulher para compartilhar as conquistas femininas e provar a força das mulheres. “Nossas batalhas têm sido vencidas a cada dia. É uma luta por oportunidades iguais, com o respeito prevalecendo acima de tudo. Lutamos para que nossos direitos sejam sempre exercidos para que possamos viver em harmonia. As homenagens precisam ser lembradas em todos os momentos”, afirmou a secretária.

Por sua vez, Larissa Ashiuchi destacou a “coragem” como uma palavra-chave para resumir a luta das mulheres pelo reconhecimento do seu valor. “É um dia de reflexão para reforçar as nossas lutas e temos de continuar firmes em todos os momentos, por isso, essa homenagem é tão merecida e tão justa. Nossa voz tem que ser valorizada, para que as mulheres se ajudem”, sublinhou a primeira-dama.

Também participaram da cerimônia a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Suzano (CMDM) e da Comissão da Mulher Advogada (OAB Suzano), Maria Margarida Mesquita; a representante do setor de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, Andrea Carvalho; a coordenadora do Cravi, Alessandra Roberta; o coordenador pedagógico da AAMAE, Matheus Moreira; a coordenadora do Centro Dia do Idoso Joaquim Pinto Filho, Eudite Dias; e a coordenadora do Centro de Convivência, Lucilene Rodrigues.

Postagens relacionadas