O prédio que abrigou a UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, deve passar por reformas, principalmente para sanar os problemas estruturais causados por infiltrações de águas pluviais. O objetivo é a retomada dos atendimentos na área da Saúde no imóvel, que está há um ano e meio fechado e sem manutenção. Desde então o atendimento foi transferifo para a UnicaFisio no bairro do Rodeio.
Uma vistoria realizada no prédio na quarta-feira (08), por equipes das secretarias de Saúde e de Obras e Infraestrutura apontou problemas estruturais, como infiltrações e rachaduras nas paredes dos três pavimentos, placas de gesso quebradas no teto, rampa de madeira danificada e com trechos quebrados, além da falta de manutenção em várias salas e na piscina, impossibilitando o atendimento dos pacientes.
Segundo o secretário-adjunto de Saúde, Luiz Bot, que acompanhou a vistoria, haverá a necessidade de um estudo para definir a ocupação do prédio. “Vamos retomar o funcionamento, com serviços voltados para a área da Saúde, mas primeiramente precisamos que sejam sanados os problemas estruturais encontrados no imóvel. Depois apontaremos como será a reabertura para atendimento ao público, de acordo com a demanda da rede municipal”, explica.
Na avaliação do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cássia Ferreira, que vistoriou o prédio ao lado da secretária-adjunta da pasta, Leila Alcântara, o próximo passo da equipe será apresentar um relatório preliminar com as constatações feitas na vistoria desta quarta-feira (08/01).
“Faremos um estudo apontando as melhores soluções para eliminar as infiltrações, seja com a implantação de telhado ou impermeabilização da área localizada na parte superior do imóvel, onde há um jardim a céu aberto, que permite a entrada de água da chuva. Esta é a origem de 99% dos problemas existentes no local, afetando, inclusive, a estrutura da rampa de madeira que dá acesso aos andares e está comprometida pela infiltração. Também será avaliada a possibilidade de troca desta estrutura por chapas metálicas, antiderrapantes, por exemplo. É um amplo estudo arquitetônico, operacional e de custos”, adianta o secretário.
Vistorias
Desde que assumiu, em 1º de janeiro de 2025, a nova gestão está realizando uma série de vistorias aos equipamentos públicos da Saúde, com suporte da equipe responsável pela pasta e da Secretaria de Obras e Infraestrutura, para avaliar a estrutura física, contratos e serviços prestados à população, a exemplo da visita feita à Unidade de Pronto Atendimento (Unica) de Jundiapeba, na última sexta-feira (03/01), acompanhada pela prefeita Mara Bertaiolli e seu vice Téo Cusatis.
O trabalho tem como objetivo conhecer as demandas, ouvindo pacientes e acompanhantes, equipes médicas e cada Organização Social de Saúde (OSS) responsável pelos equipamentos, para realizar os ajustes conforme as necessidades, melhorando a qualidade dos serviços prestados e garantindo maior eficiência e agilidade nos atendimentos à população.