Home Cidades Mogi prepara reforma do prédio da UnicaFisio, em Braz Cubas, para retomada de atendimentos

Mogi prepara reforma do prédio da UnicaFisio, em Braz Cubas, para retomada de atendimentos

por Texto Divulgação

O prédio que abrigou a UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, deve passar por reformas, principalmente para sanar os problemas estruturais causados por infiltrações de águas pluviais. O objetivo é a retomada dos atendimentos na área da Saúde no imóvel, que está há um ano e meio fechado e sem manutenção. Desde então o atendimento foi transferifo para a UnicaFisio no bairro do Rodeio.

Uma vistoria realizada no prédio na quarta-feira (08), por equipes das secretarias de Saúde e de Obras e Infraestrutura apontou problemas estruturais, como infiltrações e rachaduras nas paredes dos três pavimentos, placas de gesso quebradas no teto, rampa de madeira danificada e com trechos quebrados, além da falta de manutenção em várias salas e na piscina, impossibilitando o atendimento dos pacientes.

Segundo o secretário-adjunto de Saúde, Luiz Bot, que acompanhou a vistoria, haverá a necessidade de um estudo para definir a ocupação do prédio. “Vamos retomar o funcionamento, com serviços voltados para a área da Saúde, mas primeiramente precisamos que sejam sanados os problemas estruturais encontrados no imóvel. Depois apontaremos como será a reabertura para atendimento ao público, de acordo com a demanda da rede municipal”, explica.

Na avaliação do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cássia Ferreira, que vistoriou o prédio ao lado da secretária-adjunta da pasta, Leila Alcântara, o próximo passo da equipe será apresentar um relatório preliminar com as constatações feitas na vistoria desta quarta-feira (08/01).

“Faremos um estudo apontando as melhores soluções para eliminar as infiltrações, seja com a implantação de telhado ou impermeabilização da área localizada na parte superior do imóvel, onde há um jardim a céu aberto, que permite a entrada de água da chuva. Esta é a origem de 99% dos problemas existentes no local, afetando, inclusive, a estrutura da rampa de madeira que dá acesso aos andares e está comprometida pela infiltração. Também será avaliada a possibilidade de troca desta estrutura por chapas metálicas, antiderrapantes, por exemplo. É um amplo estudo arquitetônico, operacional e de custos”, adianta o secretário.

Vistorias

Desde que assumiu, em 1º de janeiro de 2025, a nova gestão está realizando uma série de vistorias aos equipamentos públicos da Saúde, com suporte da equipe responsável pela pasta e da Secretaria de Obras e Infraestrutura, para avaliar a estrutura física, contratos e serviços prestados à população, a exemplo da visita feita à Unidade de Pronto Atendimento (Unica) de Jundiapeba, na última sexta-feira (03/01), acompanhada pela prefeita Mara Bertaiolli e seu vice Téo Cusatis.

O trabalho tem como objetivo conhecer as demandas, ouvindo pacientes e acompanhantes, equipes médicas e cada Organização Social de Saúde (OSS) responsável pelos equipamentos, para realizar os ajustes conforme as necessidades, melhorando a qualidade dos serviços prestados e garantindo maior eficiência e agilidade nos atendimentos à população.

Postagens relacionadas