Projeto é realizado em parceria com a Google e prioriza gestores e profissionais da linha de frente do serviço público municipal
A Secretaria de Administração de Suzano, por meio do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), promove neste mês de abril um programa de autocuidado para os servidores públicos da cidade. Com o nome de “Procure dentro de você”, o projeto, realizado em parceria com a Google, aborda práticas para reduzir estresse, prezar pelo bem-estar e melhorar a forma como as equipes trabalham em conjunto.
As 30 vagas disponíveis foram destinadas a gestores e profissionais do serviço público que atuam diretamente nas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O projeto foi implementado com o objetivo de zelar pela saúde mental dos funcionários da prefeitura e estimular práticas que visam beneficiar o bem-estar e o convívio nos setores públicos, principalmente neste momento de crise sanitária.
A programação conta com o estudo de inteligência emocional baseado em mindfulness, ou “atenção plena”, que é uma técnica de desenvolvimento pessoal utilizada para estimular a compreensão de emoções, pensamentos e sensações físicas dos participantes, trabalhando corpo e mente em prol de melhorias no bem-estar. O estudo beneficia a empatia e outros valores importantes para o trabalho em equipe, possibilitando maior compreensão dos sentimentos e experiências dos outros.
A grade ainda conta com práticas de autogestão para controlar os impulsos e reações no ambiente de trabalho, bem como ferramentas que melhoram o foco, a resiliência e a compaixão, visando despertar o potencial completo das equipes e colaborar com o ambiente de trabalho.
O programa acontece aos sábados, das 9 às 12h30, com palestras on-line, exercícios diários e conteúdos enviados por e-mail aos participantes para ajudar a criar novos hábitos. O projeto ainda inclui um webinário para interação entre servidores e professores para debate e revisão de conteúdos.
Segundo a secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira, o núcleo tem um trabalho constante de cuidado e atenção aos funcionários, e a iniciativa ajudará muito aqueles impactados diretamente pela pandemia. “A expectativa é que o aprendizado traga resultados significativas no trabalho em equipe das repartições públicas e promova melhoria de vida para os beneficiados”, afirmou
Atualmente, o Núcleo de Acompanhamento aos Servidores está direcionando esforços para ampliar seus programas informativos e de apoio ao servidor. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4745-2152.