Realizadas pela Secretaria de Infraestrutura de Jacareí, as obras de drenagem de águas pluviais no Jardim Santa Marina estão em ritmo acelerado, aproveitando que a época de chuvas mais severas ficou para trás com a chegada do outono. Os trabalhos visam combater a erosão naquela região e, consequentemente, evitar enchentes e alagamentos que tanto preocupam os moradores.
No momento, toda a rede em declive que soma mais de 120 metros foi desviada por meio de uma escada hidráulica, dissipando a força da água no leito do córrego e evitando a vazão descontrolada do fluxo pluvial.
“Neste estágio dos trabalhos, já é possível controlar a potência da água, protegendo a região dos alagamentos e evitando uma nova erosão, trazendo paz para os moradores” explica Antonio Martins, secretário de Infraestrutura de Jacareí.
Agora, a obra está na fase de aterro e nivelamento do terreno, diminuindo ainda mais o assoreamento do córrego e evitando enchente na Rua Eurípedes Barsanulfo, que mais sofria com a força das águas.
“São diversas obras de drenagem e preservação ambiental. Jacareí é cortada por rios e córregos e, como a cidade cresceu muito, o investimento tem que acompanhar este ritmo. Esta obra se soma a mais de uma dezena de outras ações de drenagem necessárias” disse Martins, em referência aos muitos trabalhos que o município vem realizando nos últimos anos nesta direção.
Dentre as ações citadas pelo secretário, destacam-se algumas destas ações em obras de drenagem e combate às enchentes, em Jacareí, como no Córrego do Tanquinho, na região do Jd. Emília; e Córrego Seco, no entorno do Jardim Luiza.