O início da construção do Hospital Municipal de Guararema, que está em fase final das obras na Avenida Engenheiro José Antonio Salgado, se deu em 2019, e no ano seguinte o planejamento foi impactado pela pandemia de Covid-19.
Em 2021, o programa foi revisto e passou a considerar as novas recomendações do Ministério da Saúde, o que motivou a ampliação das instalações, adequação de sistema de ar condicionado, inserção de serviços e inclusão de novos equipamentos.
O projeto prevê, em uma área de cerca de 6,2 mil metros quadrados, pronto atendimento (com sala de urgência); leitos de internação e UTIs adulto e infantil, centro cirúrgico, salas de partos, tomografia, raio-x, ressonância magnética, ultrassom, laboratório de emergência, farmácia, serviço de nutrição, refeitório, área administrativa e outros vários equipamentos modernos.
A expectativa é de que sejam atendidos não apenas os guararemenses e moradores da cidade, como também pessoas de outras cidades, fazendo com que o Hospital Municipal de Guararema seja referência em atendimentos médicos em toda a região.