A Guarda Civil Municipal (GCM) e a equipe da Zoonoses realizaram no último sábado ( 24), uma operação integrada contra o mosquito da dengue. A ação contou com o reforço do drone operado pela corporação para sobrevoar as casas da Vila Jamil, Vila Santo Antônio e no Jardim Rosana.
O mapeamento aéreo verificou situações que possam se transformar em possíveis criadouros do mosquito da dengue.
A agente de controle de saúde, Carol e o GCM Pádua ficaram encarregados de analisar as imagens do mapeamento. Com este material, os agentes vão verificar depois in loco, indo até ao imóvel e prestando orientações e notificando o proprietário sobre a situação encontrada, que poderá ocasionar riscos maiores para a população se não cuidada a tempo.
O mapeamento aéreo continuará pela cidade em outros bairros do município. Algumas situações de caixas d’água coberta por lona; local com acúmulo de recipientes foram constatados.
É mais uma ação promovida pela Prefeitura de Ferraz para intensificar as ações contra o mosquito da dengue no município. Desde janeiro, os agentes comunitários de saúde (ACS) estão passando nas casas e verificando nos quintais, determinadas situações que possam acumular água para criadouros do mosquito. Vasos, tambores, caixas d’água e piscinas são inspecionados. Constatado algum problema, os moradores são orientados sobre como resolver a situação. Além disso, material educativo está sendo distribuído nas casas. Outra ação foi criado o ‘Zap da Dengue’ para denunciar possíveis casos pelo número (11) 4674-3458, canal oficial da Prefeitura de Ferraz para receber denúncias e dúvidas e só recebe mensagens de texto e fotos.