Home Cidades Outubro Rosa: Guararema disponibilizará exame Papanicolau sem agendamento

Outubro Rosa: Guararema disponibilizará exame Papanicolau sem agendamento

por Douglas Spada

Com demanda espontânea, a ação ocorre no Cesap, das 9 às 12 horas 

Como parte da programação da Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde de Guararema vai realizar neste sábado (15) a coleta do exame Papanicolau sem a necessidade de agendamento.

Com demanda espontânea, a ação ocorre no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap), das 9 às 12 horas, de forma inteiramente gratuita.

O Papanicolau é um exame ginecológico de citologia vertical, feito em mulheres a partir dos 25 anos que tenham vida sexual ativa. Recebeu esse nome por conta de seu criador e médico romeno Geórgios Papanicolau, pioneiro nos estudos sobre a citologia.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse exame é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é um dos tumores que acontece com maior frequência em mulheres e é o quarto causador de morte em mulheres no país.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Guararema lançou o Desafio Você e Mais Uma Amiga, para incentivar as mulheres do município a participarem e compartilharem a ação.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde de Guararema vai disponibilizar folders nas salas de esperas das unidades, com foco na prevenção do câncer de mama.

Além da ação que será realizada neste sábado, no dia 22, haverá o Sábado Rosa, também com a demanda espontânea para realização do Papanicolau nas Unidades Básicas do Jardim Dulce e Lambari. Também ocorrerá a realização de USG de mamas para pacientes agendadas, consultas ginecológicas para pacientes agendadas, realização de testes rápidos por demanda espontânea e atividades de alongamento para quem estiver nas Unidades.

Já na reta final do mês, de 24 a 29 de outubro, a Unidade Móvel de Mamografia estará em funcionamento para atendimento de 400 mulheres que já se estão na lista de espera das Unidades de Saúde.

Fechando a programação, no dia 27 de outubro, data que marca a campanha, os funcionários públicos usarão camisa rosa, em alusão à Campanha Outubro Rosa.

Postagens relacionadas