Home Cidades Para refletir sobre HIV/Aids Conheça a programação do projeto Contato em Mogi

Para refletir sobre HIV/Aids Conheça a programação do projeto Contato em Mogi

por Douglas Spada

No Sesc Mogi das Cruzes, o bate-papo Como eliminar monstros – discursos artísticos em torno do HIV/AIDS pretende discutir com a mediação de Ronaldo Serruya e Fabiano Dadado de Freitas, sobre discursos artísticos e produções de narrativas em artes visuais que tiveram o HIV/AIDS como recorte temático. A atividade integra o projeto Contato, que promove ações para a promoção da saúde sexual e prevenção das ISTs e Aids, e antecede o curso online homônimo, que aprofunda a temática. 16 anos. Grátis, Sábado, dia 04/12, das 10h às 12h.
E na semana seguinte, de 07/12 até 15/12, acontece um curso on-line em 4 encontros, no qual será apresentada uma análise dos inúmeros discursos artísticos e produções de narrativas que, ao longo da história da epidemia, tiveram o HIV/AIDS como recorte temático, com um enfoque nesta edição nas artes visuais. A ideia é evidenciar as diferenças entre abordagens meramente historicistas, que se apoiaram na exploração dramática do período mais crítico da doença, e as abordagens contemporâneas que buscam estabelecer novas possibilidades de refletir o vírus enquanto um processo também social.
Fabiano Dadado de Freitas é diretor, dramaturgo e ator. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, pesquisa performance, política e sexualidade. Dirige o Teatro de Extremos: Balé Ralé, de Marcelino Freire (2017) – prêmio Questão de Crítica e O Homossexual ou a dificuldade de se expressar, de Copi (2015), que recebeu 17 indicações aos prêmios Shell, Cesgranrio, APTR e Questão de Crítica. Acredita na transgressão pela palavra, no corpo como dissidência e exercita a bichice e o desbunde como formas militantes de vida e de existência. Atualmente reside em São Paulo.
Ronaldo Serruya é dramaturgo e ator do Grupo XIX de Teatro e do Teatro Kunyn (SP), pesquisador da questão queer nas artes cênicas, onde atuou e escreveu a dramaturgia dos espetáculos Dizer e não pedir segredo, Orgia ou de como os corpos podem substituir as ideias (indicado ao APCA de melhor peça de 2016) e Desmesura (Premio Suzy Capó de obra mais transgrerssora no 25. O Festival MIX da Diversidade). Desde 2016 pesquisa e estuda as relações entre arte e HIV/ AIDS, onde criou e idealizou o projeto “Como eliminar monstros: discursos artísticos sobre HIV/AIDS” que já contou com o apoio institucional do Itaú Cultural e do Goethe Institut, entre outros.
As atividades fazem parte do projeto ‘Contato’, que apresenta informações atualizadas sobre ISTs e HIV/Aids por meio de uma série de atividades on-line que buscam um caminho para compreender as possibilidades e complexidades do corpo, aproximar experiências e fortalecer ações de autocuidado. Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/contato
Em Resumo
Bate-papo: Como eliminar monstros – discursos artísticos em torno do HIV/AIDS Dia 04/12 – Sábado – 10h às 12h
O projeto apresenta informações atualizadas sobre ISTs e HIV/Aids, reflexões e experiências de vida, para
despertar a criação de outros imaginários e possibilitar a quebra do estigma e do preconceito.

16 anos| Grátis| sem inscrição antecipada
Curso on-line
De 07/12 até 15/12
Terças e Quartas – 19h às 21h
16 anos| Grátis| com inscrições através do link inscricoes.sescsp.org.br
Sobre apresentação do comprovante de vacina no acesso ao Sesc Mogi
Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A partir de 10 de dezembro, o acesso às unidades passa a ser realizado mediante comprovação de duas doses da vacina ou dose única (para imunizantes com apenas uma dose), e um documento oficial com foto. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e Conecte SUS, ou pelo aplicativo e-saúdeSP. A obrigatoriedade do uso de máscara em todos os espaços será mantida segue mantida, exceto para atividades dentro das piscinas e no ato da alimentação
Serviço
Sesc Mogi das Cruzes
Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP Horário de funcionamento:
De terça a sexta, das 13h às 22h
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Sesc Mogi das Cruzes – Assessoria de imprensa
Corina de Assis Maria – imprensa.mogi@sescsp.org.br – 11 9 7524-1318 Redes sociais Sesc Mogi das Cruzes:
Instagram – instagram.com/sescmogidascruzes
Site – https://www.sescsp.org.br/mogidascruzes
Imagens em alta em https://we.tl/t-j2znA5dbUY
Retomada gradual | Comprovante de Vacinação e Uso de Máscara nas dependências do SescSP
Para acessar qualquer uma das 45 unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19, contendo pelo menos a primeira dose, e um documento oficial com foto. A partir de 10 de dezembro, o acesso às unidades passa a ser realizado mediante comprovação de duas doses da vacina ou da dose única, e um documento oficial com foto. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e Conecte SUS, ou pelo aplicativo e-saúdeSP. A obrigatoriedade do uso de máscara em todos os espaços será mantida, exceto para atividades dentro das piscinas e no ato da alimentação.
Sobre o Sesc São Paulo
Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 44 unidades (serão 45, com a unidade Mogi das Cruzes), no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em www.sescsp.org.br/pt/sobre-o-sesc.

Postagens relacionadas