O público LGBTQIAPN+ lotou as galerias do Plenário Vereador João Godoy e marcou presença na Sessão Ordinária de segunda-feira (28/8) para receber uma Moção de Parabenização e Aplausos (nº 192/2023) pela realização da 1ª Parada em Arujá.
Além da homenagem, proposta pelos vereadores Genilson Moto (PT), Jean da Padaria (PDT) e Rafael Laranjeira (Rede), o grupo saiu do Legislativo com o compromisso de que o Plenário vai discutir a inclusão da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ no Calendário de Festividades do Município.
Com bandeiras nas cores do arco íris, símbolo do movimento, o público foi recebido e saudado pelos vereadores e ganharam voz inédita no espaço do Parlamento. “Estamos vivendo um dia histórico. Hoje, vocês não estão ganhando apenas uma Moção, mas algo muito maior: representação política”, resumiu o vereador Laranjeira, um dos autores da propositura.
“Vivemos em um País democrático e temos de fazer valer essa democracia, principalmente, nas instituições públicas. Não há espaço na Câmara para desrespeito, racismo. Aqui é a Casa de Leis. E aqueles que pleiteiam uma cadeira aqui na Câmara saibam que aqui é o espaço de todos”, disse o parlamentar ao anunciar a intenção de apresentar o projeto de inclusão da Parada no Calendário.
“Tristeza sabermos que ser uma pessoa LGBT é considerado crime em mais de 70 anos, sendo que, em alguns deles, são punidas com a pena de morte. Vocês ficaram invisíveis por muito tempo, mas vocês precisam ser vistos e respeitados”, disse o vereador Genilson Moto (PT).
Para o vereador Jean da Padaria (PDT) “não há mais espaço para o preconceito, seja ele de cor, de religião ou de orientação sexual. Parabéns aos idealizadores do evento. Ser alguém do bem é que nos faz seres humanos de verdade”, pontuou. Também discursaram os vereadores Renan de Arujá (PODE), Reynaldinho (PTB), GCM Uelton (PSDB) e Divinei (PL).