O CRESCER da Prefeitura de Mogi das Cruzes certificou nesta quinta-feira os participantes do curso de costureiro industrial, realizado em parceria com a empresa Amalfis Uniformes entre janeiro e fevereiro. A cerimônia foi realizada na sede da própria empresa e contou a com a presença do prefeito Caio Cunha.
O objetivo da formação foi qualificar profissionais com competência para executar operações de costura em tecido plano e de malha, com a utilização de máquinas reta e overloque. Com isso, os alunos estão capacitados para realizar a montagem de peças de vestuário com qualidade, seguindo normas de saúde e segurança do trabalho.
No total, 22 mulheres participaram da qualificação e uma delas já foi empregada pela empresa, que deve expandir as atividades no município segundo semestre.
“A conexão entre as empresas, como setor produtivo que agregam produtos e serviços, e o governo, como fomentador e provedor de políticas públicas, consolida o desenvolvimento da cidade. São mais oportunidades para que o mogiano trabalhe em Mogi das Cruzes”, disse o prefeito Caio Cunha.
Lucimara Pereira passou pela qualificação e foi a primeira a conseguir uma vaga na empresa. Ela estava desempregada há mais de 10 anos e nunca teve experiência profissional no setor. “Aproveitei o curso ao máximo e consegui o emprego. Estou entrando no ritmo da produção e muito feliz por esta oportunidade”, comemorou Lucimara.
Com o anúncio da expansão dos negócios da empresa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação já avalia a abertura do segundo módulo do curso para quem fez a capacitação inicial ou que já tem alguma experiência.
“Muitas empresas têm postos de trabalho mas não encontram a mão de obra qualificada. Com este contato com as empresas, a Prefeitura consegue entender a necessidade para estas vagas e assim desenvolver estas capacitações específicas, como esta parceria feita com a Amalfis,” comentou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes.
Também participaram da cerimônia a vice-prefeita, Priscila Yamagami o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura, a fundadora da Amalfis, Eliane Lima e a diretora administrativa da empresa, Camila Alves de Lima.