Home Cidades Parceria entre Esporte e Fundo Social da cidade de mogi das cruzes arrecada doações e faz alusão ao Setembro Amarelo

Parceria entre Esporte e Fundo Social da cidade de mogi das cruzes arrecada doações e faz alusão ao Setembro Amarelo

por Douglas Spada

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Simone Margenet Cunha, participou, na manhã desta quinta-feira (23/09), do Aulão de Ritmos, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pela programação especial em comemoração ao aniversário de 461 anos de Mogi das Cruzes. O evento, que já teve duas outras edições em setembro, é um estímulo à prática do exercício físico, ao bem-estar e à elevação da autoestima, em alusão também à campanha Setembro Amarelo, de combate ao suicídio.

A primeira edição do aulão de ritmos foi realizada no Parque Centenário e a segunda, que foi na realidade um aulão de step, ocorreu no Complexo Esportivo Professor Hugo Ramos. A terceira, hoje, no Parque da Cidade, reuniu cerca de 150 pessoas, de diversas partes da cidade.

Juntamente à inscrição, a organização pediu para que as pessoas levassem e doassem no dia pacotes de absorvente, que serão destinados à campanha Tia Chica, do Fundo Social de Mogi das Cruzes. Por isso, Simone agradeceu a todos os participantes pela colaboração. “Agradeço a todos que aqui estão por ajudarem o Fundo Social e também por participarem e prestigiarem essa programação, que foi montada especialmente para vocês”, pontuou.

Lançada em abril deste ano, a campanha Tia Chica visa garantir a pessoas em situação de vulnerabilidade o acesso a produtos de higiene menstrual. A ação nasce de uma realidade pouco divulgada, porém com números alarmantes: segundo organizações não governamentais e empresas do setor, cerca de 23% das pessoas que menstruam no país não têm condições de adquirir absorventes todos os meses.

Para além da questão financeira, a falta de acesso a produtos de higiene menstrual gera consequências como baixa frequencia escolar ou no trabalho, aumento no risco de infecções pelo uso de produtos improvisados e inadequados, constrangimento, o que pode também levar à sobrecarga mental, além da transfobia.

As doações de absorventes são recebidas de forma permanente na sede do Fundo Social (1º andar no prédio-sede da Prefeitura) e também são feitas arrecadações pontuais, a partir de parcerias, como é o caso dessa com a Secretaria de Esporte e Lazer.

Mais informações sobre a campanha Tia Chica podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143 ou e-mail fundosocial@pmmc.com.br.

Postagens relacionadas