Um touro, um galo, um cavalo marinho e muitos outros animais. Todos gigantes e feitos de aço. É o que se vê no Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”, no Centro de Guararema, que recebe, a partir deste sábado (2), 17 esculturas do artista Lucio Bittencourt, em uma exposição ao ar livre e com entrada gratuita.
A seleção conta com obras figurativas e abstratas que têm até quatro metros de altura. E a abertura será às 10 horas do sábado, com a exibição do documentário ‘A Arte de Lucio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt’, de Robson Regato e Lailson Santos, na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”.
Ao término da exibição, o público será conduzido ao local da exposição ‘Monumentos de Lucio Bittencourt’, que ficará em cartaz até o dia 17 de abril, com apoio da Prefeitura de Guararema e realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, via edital 13/2023 do Programa de Ação Cultural (ProAC).
Já o documentário “A arte de Lucio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt”, também produzido por Roberta Regato, foi contemplado pelo ProAC Direto/37.
“Esta é uma oportunidade muito bacana para integrar arte e lazer. Por ser arborizado, contar com muitos bancos e também o Centro Artesanal Dona Nenê, o Parque Deoclésia naturalmente recebe muitas famílias, que agora vão poder aproveitar, tirar fotos e interagir também com esculturas e monumentos”, avalia o secretário municipal de Cultura e Turismod e Guararema, Mateus Sartori.
O artista
Aos 70 anos, o mogiano Lucio Bittencourt tem mais de 40 anos dedicado à arte e já produziu cerca de 25 mil obras, centenas de exposições incluindo em países das Américas do Sul e Central e Europa.
Tem monumentos espalhados por todo o Brasil, além das cidades de Lisboa, em Portugal, e Lyon, na França. Entre suas principais exposições ao ar livre, destacam-se duas na avenida Paulista e uma no Vale Anhangabaú, ambos em São Paulo, nos anos 1990, que fizeram de Bittencourt o único artista com tais realizações.
Em Araçariguama (SP), em 2016, foi inaugurado o Museu Lucio Bittencourt, com um conjunto de 22 obras instaladas no Parque Santos Dumont a céu aberto e acesso livre ao público. Na capital paulista, o “Guardião do Tietê”, instalado no Parque do Anhembi, e o “Pássaro”, na Assembleia Legislativa, são bons exemplos da importância da obra do artista.