Home Cidades Parque de Lazer “Profª Deoclésia”, em Guararema, recebe exposição “Monumentos de Lucio Bittencourt”

Parque de Lazer “Profª Deoclésia”, em Guararema, recebe exposição “Monumentos de Lucio Bittencourt”

por Texto Divulgação

Um touro, um galo, um cavalo marinho e muitos outros animais. Todos gigantes e feitos de aço. É o que se vê no Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”, no Centro de Guararema, que recebe, a partir deste sábado (2), 17 esculturas do artista Lucio Bittencourt, em uma exposição ao ar livre e com entrada gratuita.

A seleção conta com obras figurativas e abstratas que têm até quatro metros de altura. E a abertura será às 10 horas do sábado, com a exibição do documentário ‘A Arte de Lucio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt’, de Robson Regato e Lailson Santos, na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”.

Ao término da exibição, o público será conduzido ao local da exposição ‘Monumentos de Lucio Bittencourt’, que ficará em cartaz até o dia 17 de abril, com apoio da Prefeitura de Guararema e realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, via edital 13/2023 do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Já o documentário “A arte de Lucio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt”, também produzido por Roberta Regato, foi contemplado pelo ProAC Direto/37.

“Esta é uma oportunidade muito bacana para integrar arte e lazer. Por ser arborizado, contar com muitos bancos e também o Centro Artesanal Dona Nenê, o Parque Deoclésia naturalmente recebe muitas famílias, que agora vão poder aproveitar, tirar fotos e interagir também com esculturas e monumentos”, avalia o secretário municipal de Cultura e Turismod e Guararema, Mateus Sartori.

O artista
Aos 70 anos, o mogiano Lucio Bittencourt tem mais de 40 anos dedicado à arte e já produziu cerca de 25 mil obras, centenas de exposições incluindo em países das Américas do Sul e Central e Europa.

Tem monumentos espalhados por todo o Brasil, além das cidades de Lisboa, em Portugal, e Lyon, na França. Entre suas principais exposições ao ar livre, destacam-se duas na avenida Paulista e uma no Vale Anhangabaú, ambos em São Paulo, nos anos 1990, que fizeram de Bittencourt o único artista com tais realizações.

Em Araçariguama (SP), em 2016, foi inaugurado o Museu Lucio Bittencourt, com um conjunto de 22 obras instaladas no Parque Santos Dumont a céu aberto e acesso livre ao público. Na capital paulista, o “Guardião do Tietê”, instalado no Parque do Anhembi, e o “Pássaro”, na Assembleia Legislativa, são bons exemplos da importância da obra do artista.

Postagens relacionadas