Suzano recebeu nesta quarta-feira (26) a visita de gestores da Prefeitura de Rancharia, situada na região oeste do Estado de São Paulo, que vieram conhecer de perto o programa de Governança Digital e a integração de sistemas adotada a partir de 2021. Para dialogar sobre o funcionamento da administração municipal, o prefeito Pedro Ishi se reuniu com o chefe do Executivo da cidade do interior, Homero Pinelli Severo Lins, no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa. O encontro foi organizado pela secretária municipal de Administração, Cintia Lira, que apresentou os profissionais às equipes de trabalho da pasta, para detalhamento das tecnologias que permitiram os avanços na gestão pública.
Toda a comitiva que acompanhou o prefeito de Rancharia saiu de madrugada para chegar a Suzano pela manhã, tendo em vista a distância entre as duas cidades (549 quilômetros). O grupo viajou mais de 6h30 para ter acesso às práticas desenvolvidas, especialmente com relação à parceria com a empresa Sonner, que tem proporcionado o uso dos sistema integrados a favor da desburocratização, para aumentar a eficiência da comunicação interna, melhorar o atendimento digital, automatizar processos e reduzir custos.
Segundo o prefeito de Rancharia, Suzano é uma referência para as cidades menores que buscam essa modernização na gestão pública. “Queremos implantar em nosso município os modelos mais modernos no âmbito da gestão pública. Nossa cidade tem uma população (29.305 moradores) bem menor que Suzano (307.364), então podemos aprender com a experiência implementada aqui para qualificar nossos processos. Tivemos muita curiosidade de saber como funciona o sistema Sonner e de que forma podemos aplicar essa tecnologia”, declarou Homero Pinelli Severo Lins.
O interesse se justifica pelos avanços registrados em Suzano. Neste ano, o município recebeu do Tribunal de Contas do Estado do Estado de São Paulo (TCE-SP) a nota máxima em eficiência no setor de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura, sob a condução da Secretaria Municipal de Administração. O conceito “A”, o único observado no Alto Tietê, foi alcançado por meio do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), que avalia o desempenho das administrações municipais com relação ao planejamento, ao controle fiscal, à educação, à saúde, ao meio ambiente, aos aspectos urbanos e à governança.
Conforme foi demonstrado, a cidade ainda contabilizou, por conta do Governo Digital, uma redução de 47 toneladas de papel em seis anos, o que equivale a 700 árvores. Também foi verificado que 122 processos passaram a tramitar de forma on-line, sendo registrada uma economia anual de R$ 1 milhão por parte da Secretaria Municipal de Educação, em razão da utilização do Diário de Classe Digital, assim como o estabelecimento do prontuário eletrônico dos 5,6 mil servidores municipais.
Todo o processo que viabilizou essas conquistas foi compartilhado não só com o prefeito de Rancharia, como também com toda a comitiva que o acompanhou, formada pelos secretários municipais Alexandre Estevão (Administração) e Carla Martins de Toledo (Infraestrutura) e os diretores Helder Souza (Patrimônio), Érica Testa (Licitação) e Saulo Nunes (Recursos Humanos). Por parte da Prefeitura de Suzano, também participaram da recepção os diretores Gerson Deliberato (Tecnologia da Informação) e André Amaral (Recursos Humanos).
A secretária Cintia Lira destacou os avanços alcançados com a digitalização dos processos em Suzano. “A visita de técnicos de prefeituras de outras cidades paulistas, como já havia ocorrido com um grupo de Franca, que nos visitou no ano passado, demonstra que temos realizado um trabalho de excelência. Nossa equipe atuou com muito afinco para consolidarmos os processos que hoje são modelos para outros municípios. Desenvolvemos uma gestão moderna e eficiente, que se preocupa com a sustentabilidade e com a agilidade dos serviços prestados à população”, ressaltou a titular da pasta da Administração.
Já o prefeito Pedro Ishi reforçou que o interesse de outras cidades mostra que Suzano é uma referência no Estado de São Paulo na área de gestão pública. “É uma grande satisfação para nós quando temos a oportunidade de mostrar como alcançamos os resultados que estão fazendo a diferença no dia a dia da administração municipal. Temos processos modernos que trazem melhorias na prestação de serviços públicos e beneficiam a população. Cumprimento o prefeito Homero e toda sua equipe pela vinda, e parabenizo a secretária Cintia e os profissionais da pasta pela atuação no setor e pela recepção nesta oportunidade”, frisou o chefe do Executivo municipal.