Home Cidades Pelo menos 5 das 10 cidades do Alto Tietê oferecem atendimento veterinário gratuito

Pelo menos 5 das 10 cidades do Alto Tietê oferecem atendimento veterinário gratuito

por Redação Gazeta Popular
Tutores podem contar com serviços, como castração de cães e gatos, atendimento veterinário e exames.

No Alto Tietê pelo menos cinco dos 10 municípios oferecem atendimento veterinário gratuito. Em Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano os tutores podem contar com serviços, como castração de cães e gatos, atendimento veterinário e exames.

Guararema e Itaquaquecetuba informaram que no momento não contam com o serviço. Já Biritiba-Mirim, Poá e Santa Isabel não responderam.

Confira como é o serviço veterinário em cada cidade da região
  • Arujá

A Prefeitura de Arujá informou que desde 2021, o município tem serviço veterinário gratuito. Eles devem ser agendados por telefone, e-mail ou site da Prefeitura. Após agendamento, o tutor comparece ao prédio do Canil Municipal, onde passa por triagem e, então, é encaminhado para o atendimento que necessita, podendo ou não ter retorno e acompanhamento médico veterinário.

De acordo com administração municipal, os serviços oferecidos gratuitamente são atendimento médico veterinário, castração de cães e gatos e exames para diagnóstico laboratorial de zoonoses.

Em 2022, segundo a Prefeitura, foram submetidos aos procedimentos cirúrgicos de castração 2.366 pacientes.

Outros 1.430 pacientes passaram por consulta médica veterinária. E 48 amostras foram encaminhadas para exames.

  • Ferraz de Vasconcelos

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que em novembro de 2022, a Clínica Veterinária Municipal foi inaugurada. O atendimento é gratuito e dispõe de diversos procedimentos e exames, além das cirurgias gerais e ortopédicas, anestesiologia e procedimentos básicos, como radiografias, curativos, ultrassonografias, sondagem, oxigênio, etc.

Segundo a Prefeitura em 2022, foram realizados mais de 2,1 mil procedimentos diversos.

A Prefeitura destaca que a clínica é destinada aos moradores da cidade em situação de vulnerabilidade social e que são atendidos por programas sociais.

O equipamento oferece atendimento emergencial, cirurgias de baixa complexidade, cirurgias de esterilização, consulta geral (Clínica Médica e Clínica Cirúrgica), exames laboratoriais (Hemograma, Ureia, Creatinina, Fosfatase Alcalina, ALT, Proteínas totais e Frações) e tratamento ambulatorial.

A Prefeitura ressalta que a aplicação de vacinas não é realizada na clínica, pois o atendimento é destinado a pacientes doentes, priorizando o pronto-atendimento e aos animais de população em situação de vulnerabilidade.

A Clínica Veterinária Municipal fica na Rua das Américas, 35, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Guararema

A Prefeitura de Guararema informou que não possui serviço veterinário gratuito. “Atendimentos do tipo devem ser direcionados à rede particular.” Segundo a Prefeitura, o município possui outros importantes serviços neste sentido, como o Programa de Castração e Identificação de animais de pequeno porte (cães e gatos).

  • Itaquaquecetuba

A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que no momento não conta com clínica veterinária municipal com atendimento gratuito. O município possui o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que é responsável por controlar doenças que podem ser transmitidas de animais aos seres humanos.

  • Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que foi pioneira na implantação do Centro de Bem Estar Animal na região em 2016. A unidade oferece atendimento clínico e cirúrgico para cães e gatos, sendo voltado para animais de proprietários residentes em Mogi das Cruzes, com preferência para a população carente e/ou incluída em programas sociais, e animais resgatados pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses comprovadamente sem proprietário (errantes, abandonados ou vítimas de maus-tratos).

A Prefeitura orienta que para ter acesso ao serviço o tutor deve comparecer com documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço, além do comprovante de inclusão em algum programa social. O atendimento é exclusivo para moradores de Mogi das Cruzes.

Postagens relacionadas