Documento automatizado também apresenta escalas e novos elementos gráficos
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação anunciou a implementação de novas funcionalidades à plataforma online “Geo Suzano”, que é o portal pioneiro de geoprocessamento de informações disponibilizado pela Prefeitura de Suzano. Entre as novidades anunciadas estão os novos meios para a emissão da Certidão de Uso e Ocupação do Solo e a reestruturação do documento automatizado, apresentando novas escalas e elementos gráficos que facilitam a identificação dos locais de interesse.
Desde o lançamento do portal, em julho, a plataforma se mostra como uma ferramenta indispensável ao trabalho da pasta, a fim de se evitar burocracias e agilizar os estudos para implantação de novos negócios na cidade. Pensando nisso, em outubro o “Geo Suzano” passou a oferecer a consulta de viabilidade pelo código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e de ocupação pelo número de cadastro no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), permitindo a geração de certidões automatizadas e gratuitas.
O serviço recebe agora uma nova atualização, garantindo a consulta por dois novos meios. O primeiro deles se dá por ponto no mapa, que permite identificar de forma precisa um local onde o interessado conseguirá obter mais informações. A outra consulta ocorre por meio do desenho de um polígono. Nesta modalidade, o requerente poderá desenhar sobre o mapa a área de onde quer obter dados.
Além disso, outra novidade é a reestruturação do próprio documento automatizado. A certidão agora conta com legenda, escala e outros elementos gráficos que auxiliam na identificação do local de interesse. Com os novos recursos, o documento poderá ser facilmente interpretado, agilizando o processo de análise e estudos quanto à implementação de novos negócios na cidade.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, as novas funcionalidades garantem uma plataforma cada dia mais completa. “O ‘Geo Suzano’ é um trabalho contínuo, que cada vez mais será alimentado com dados. Com as novas implementações será possível, por exemplo, que mesmo regiões onde não há o lançamento de IPTU, como áreas rurais, possam também desfrutar do serviço”, afirmou.
Desde seu lançamento, a plataforma já recebeu pouco mais de 30 mil acessos e permitiu a emissão de cerca de 3 mil certidões de forma gratuita em 64 dias de operação, representando uma média diária de 46 consultas. “Este é um índice importante que traduz toda a eficiência do serviço. Para 2022, o portal segue com atualizações, no intuito de um trabalho intersetorial, em parceria com as demais secretarias para que a ferramenta possa ser utilizada não apenas por técnicos da área, mas por toda a população”, finalizou.