Depois de sete anos no mesmo endereço, o Polo Digital de Mogi das Cruzes encerrou as atividades no distrito de Cezar de Souza. O equipamento será transferido para a área central no próximo mês e terá o espaço ampliado dentro do Pipa HUB (veja mais detalhes abaixo).
O ato simbólico de “Apagar das Luzes do Polo Digital em Cezar” foi realizado na última sexta-feira (17) e teve a presença de autoridades municipais, representantes de entidades do setor de inovação e tecnologia, assim como integrantes de empresas e startups do setor.
Fundando em 2017, o Polo Digital foi um equipamento importante para o desenvolvimento da cidade, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli. “Muitas startups cresceram e se desenvolveram aqui, com produtos que foram aproveitados pelo mercado ou alternativas que foram revisitadas e ofertadas em outras condições, sempre com o apoio fundamental dos servidores municipais e de todos os mentores que passaram por aqui. Fico feliz porque vejo, de fato, o desenvolvimento econômico e sustentável de nossa cidade com os resultados obtidos em diversos setores, dentre eles o da inovação e tecnologia,” disse Bastianelli.
Em um ato simbólico, o prefeito Caio Cunha apagou as luzes do Polo Digital, encerrando, assim, as atividades do Polo em Cezar de Souza. “São sete anos de trabalho, uma história que começou até mesmo antes, quando reunimos um grupo de pessoas e apresentamos este projeto ao governo. De lá pra cá, é uma história que foi construída por muita gente. Um espaço importante, mas entendemos que era insuficiente para desenvolver todas as atividades necessárias. Mogi continua seguindo o caminho da inovação e tecnologia com a transferência do Polo Digital daqui para o novo PIPA HUB, ampliando o potencial de nossa cidade”, finalizou o prefeito.
Participaram do ato o vereador John Ross, representantes do Alto Tietê Valley, Sebrae e do CMIT, o Conselho Municipal de Inovação e tecnologia.
Polo Digital
O Polo Digital é um espaço usado para trabalhar, com cowork gratuito. Também pode ser usado pelas startups que podem usar as mentorias e as capacitações dedicadas no ciclo de incubação Frutificar. Além disso, o espaço é todo preparado para atender o empreendedor que pode frequentar os eventos na Arena ou utilizar a sala multimídia. Muitos conteúdos podem ser consumidos no Polo Blog, Polo Cast e Polo Talk. O espaço Maker também está à disposição para prototipação dos produtos e validação das ideias.
Um local como o Polo Digital é o Porto Seguro do empreendedor, um espaço de inspiração para estudantes e a base para quem quer tirar sua ideia inovadora do papel e transformá-la em um startup. A importância deste espaço como política pública é essencial para o desenvolvimento da cidade, ainda mais quando se fala em tecnologia e inovação que são indispensáveis para toda e qualquer tipo de empresa.
Pipa HUB
O Pipa HUB será aberto em junho, um espaço de acolhimento, apoio e atendimento aos empreendedores, estudantes, empresários, startups e toda população. Em um mesmo local, vários serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação serão oferecidos como a Sala do Empreendedor, Banco do Povo, Mogi Conecta Empregos, Polo Digital, dentre outros. Localizado em um endereço privilegiado na cidade, na Rua Francisco Franco, 133, o Pipa HUB ficará perto da estação Mogi das Cruzes da CPTM e do Terminal Central de Ônibus.