Home Cidades População de Suzano pode solicitar documentos e segunda via de contas por meio do ‘Cidadania Itinerante’

População de Suzano pode solicitar documentos e segunda via de contas por meio do ‘Cidadania Itinerante’

por Douglas Spada

Projeto, que tem parceria com a prefeitura, teve início na terça-feira (23/08) com a visita do secretário estadual de Justiça e Cidadania e segue até sábado (27/08)

Suzano recebe até o próximo sábado (27/08) o projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, onde os moradores poderão realizar o agendamento a emissão do RG, solicitar segunda via de certidões, como as de óbito e nascimento, de CPF e contas de consumo, como as de água e luz. O público ainda poderá fazer a emissão da Carteira de Trabalho Digital, atestado de antecedentes criminais, entrada no Seguro-Desemprego, elaboração de currículo e consulta ao Serasa. A ação ocorre em parceria com a Prefeitura de Suzano. 

O primeiro dia de funcionamento do “Cidadania Itinerante” aconteceu na terça-feira (23/08) e contou com a presença do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, e do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo. Os serviços são oferecidos em uma van, onde as pessoas recebem uma senha e são atendidas.

O veículo estará estacionado até quinta-feira (25/08) no Centro Cultural Palmeiras Prof. Luiz Antônio da Silva, que fica localizado na rua Adelino Cardoso, 42, no bairro Recanto Feliz, no distrito Palmeiras, já na quinta e sexta-feira (26 e 27/08) a van com os serviços estará na avenida Francisco Marengo, 2.301, no estacionamento do supermercado Nagumo, onde já funciona o Centro Unificado de Serviços (Centrus) Norte, no Jardim Dona Benta. 

Além do “Cidadania Itinerante”, o Centro Cultural Palmeiras também recebeu serviços da Defensoria Pública estadual. Na ocasião, a população pôde receber orientação jurídica no local, entretanto, este serviço foi oferecido somente nesta terça-feira. 

Em visita ao espaço, o secretário destacou a importância de descentralizar alguns dos serviços oferecidos pelo governo estadual, por meio das unidades do Poupatempo. “Essa é uma determinação do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, para chegar até onde estão as pessoas para oferecer os serviços mais importantes oferecidos pelo Estado. As vans e ônibus percorrem todas as cidades paulistas para oferecer este serviço, entre eles a busca por tirar documentos, e estamos em Suzano durante esta semana para oferecer este serviço”, destacou Fernando José da Costa. 

O secretário Geraldo Garippo também lembrou da necessidade de levar os serviços de fora dos prédios diretamente para os moradores. “É uma excelente ação promovida pelo Estado em parceria com a Prefeitura de Suzano. Nem sempre as pessoas têm tempo de sair de casa ou do trabalho para tirar um documento, criar um currículo, ou qualquer outro trabalho que demande tempo”. 

A vinda do “Cidadania Itinerante” também ocorre em parceria com a Secretaria Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, chefiada por André Loducca, que também comentou a iniciativa. “São projetos como estes que democratizam os serviços oferecidos pelo poder público. Espero que aquelas pessoas que necessitam destes serviços possam comparecer ou em Palmeiras ou no Dona Benta e conseguir uma segunda via de documento, a produção de um currículo para conseguir um novo emprego, enfim, que possa ser atendido e sair do local satisfeito com o serviço”, definiu Loducca.

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