A praça esportiva do Jardim Maitê passará por uma revitalização completa nos próximos 60 dias, com previsão de entrega à população no mês de outubro. Com investimento total de R$ 153.869,30, a obra foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi durante reunião em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira. Os trabalhos terão início nos próximos dias, com foco na implementação de novas pistas abertas de corrida e caminhada e na renovação do campo de futebol já existente na área.
A reunião que selou a realização da obra contou com as presenças do secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira; do vereador Denis Claudio da Silva, o Filho do Pedrinho do Mercado; do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Suzano, Cláudio Aparecido dos Santos, o Ted; do secretário geral da entidade, Carlos Amaro Costa, o Grilo; e do diretor da Secretaria de Educação Walter Dias; do diretor da Escola Municipal Antônio Carlos Mayer, Asiel Lopes dos Santos, e de uma das professoras da unidade Silvia Helena dos Santos.
O local em questão é um quadrilátero de 1.427,75 metros quadrados, situado entre a estrada do Areião e as ruas Elza Paulino Ramos e Almira Rodrigues da Costa, que hoje serve como ponto de integração entre jovens e adultos do Jardim Maitê. A revitalização completa da área garantirá mais comodidade e conforto aos moradores, que passarão a contar com um campo de futebol demarcado e com duas traves, uma pista de caminhada de 1,20m de largura com piso intertravado e uma segunda faixa de 1,80m específica para corredores. Além disso, também haverá trabalhos de paisagismo e de implementação de iluminação pública.
Quanto a obra for concluída, a praça deverá levar o nome de uma importante liderança local, a professora Hilda Candida da Costa, que atuou na Escola Antônio Carlos Mayer por mais de 15 anos e atuava em defesa de causas sociais que envolviam não apenas os alunos como também a comunidade do bairro. Ela faleceu em maio de 2022, em razão de um câncer.
Para a filha da professora, Nadila Candida da Costa, que também esteve presente durante as tratativas, a homenagem é motivo de honra e felicidade. “É algo muito significativo para a gente, especialmente por registrar uma trajetória tão importante para nossa família e para o bairro, pois sua vida inteira foi dedicada ao ensino daquela região”, disse.
Por sua vez, o vereador pontuou que o impacto desta revitalização será grande, visto que o local é um ponto central da vida comunitária do Jardim Maitê. “Estamos falando de uma novidade importante que fará a diferença no dia a dia dos moradores dessa região. É algo que vinha sendo muito reivindicado. Por isso, agradeço ao prefeito Rodrigo Ashiuchi pelo empenho e presteza”, relatou Denis.
Segundo o secretário Samuel Oliveira, o processo de revitalização da praça também será acompanhado de um processo de zeladoria. “O serviço complementar é um procedimento padrão que reforça nosso trabalho de manutenção na cidade, sendo parte do planejamento para a entrega de espaços agradáveis. O Jardim Maitê receberá o mesmo tratamento, contemplando todos os moradores do bairro”, pontuou.
O prefeito contou que o projeto esteve em estudo nas últimas semanas e que a reunião final serviu para alinhar o processo por inteiro. “Temos uma série de demandas na área, incluindo a revitalização deste ponto, a criação de um polo esportivo e a homenagem à professora Hilda. Por isso, decidimos unir esforços para satisfazer o desejo de todos, algo que nossa gestão sempre considera uma prioridade. Ficamos muito contentes com este avanço. Em breve teremos mais essa melhoria para a cidade”, reforçou Ashiuchi.
Na oportunidade, também estiveram presentes a assessora da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Carolina Umebayashi; o presidente da Associação Sementes do Amanhã do Jardim Maitê, Sebastião Félix Bezerra; os professores do projeto Esperança Runners, Marcela Takabatake de Paiva e Paulo Adriano Campos dos Santos, e o viúvo de Hilda, João Batista da Costa.