Home Cidades Prefeito de Suzano participa da 1ª reunião do ano do Condemat

Prefeito de Suzano participa da 1ª reunião do ano do Condemat

por Texto Divulgação

O prefeito Pedro Ishi participou nesta quinta-feira (02/01) da primeira reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) em 2025. O encontro, realizado no Edifício Helbor, em Mogi das Cruzes, onde fica a sede do grupo, teve como principal pauta a realização da eleição que definiu a composição da mesa diretiva do colegiado para este ano e a assinatura do Termo de Posse por parte dos chefes do Poder Executivo das 14 cidades integrantes.

Ishi será membro do Conselho Fiscal. Os gestores definiram, em conjunto, que Eduardo Boigues, prefeito reeleito de Itaquaquecetuba, será o presidente em 2025 e que sua vice será Priscila Gambale, prefeita reeleita de Ferraz de Vasconcelos. José Luiz Eroles Freire, o Zé Luiz, de Guararema, foi escolhido como 1º tesoureiro, enquanto a responsabilidade pela 2ª tesouraria ficará com Walid Ali Hamid, o Aladim, prefeito de Mairiporã. O gestor definido para ser secretário do grupo é o prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches.

“A mesa diretiva foi escolhida com base na experiência dos gestores dentro do consórcio para conduzir da melhor forma as reuniões e as decisões tomadas em conjunto pelos prefeitos da região. Eu me sinto extremamente feliz em fazer parte do Condemat, pois ele é fundamental para o relacionamento das cidades com o governo do Estado, possibilitando que a gente receba investimentos e que a região se desenvolva de maneira uniforme”, declarou Pedro Ishi.

Além do novo prefeito de Suzano, serão membros do Conselho Fiscal do Condemat+ os prefeitos Rodolfo Marcondes (Salesópolis), Carlos Chinchilla (Santa Isabel) e Gabriel Prianti (Igaratá). Por sua vez, a presidência ficará com o prefeito reeleito de Arujá, Luis Camargo.

A reunião, conduzida pelo secretário-executivo do Condemat+, Adriano Leite, contou com as presenças do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; do subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto; ex-deputado federal, Marco Bertaiolli e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP); do ex-prefeito de Salesópolis Vanderlon Gomes; além dos atuais chefes do Poder Executivo das 14 cidades que integram o consórcio.

Nos últimos anos, o Condemat+ foi responsável por uma série de conquistas, como a abertura do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), a confirmação da vinda de um Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep), a extensão da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até Cézar de Souza, em Mogi das Cruzes; dentre outras.
O grupo também manteve contato frequente com o governo do Estado para agilizar a implantação da alça de saída do Rodoanel Mário Covas (SP-21) em Suzano e, durante a pandemia do novo coronavírus, simplificou o trabalho da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde, facilitando a compreensão de informações das cidades e recebendo investimentos que possibilitaram o combate eficiente à Covid-19.

Além de Suzano, compõem ainda o Condemat+ as outras nove cidades da região (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Santa Isabel); Guarulhos e Mairiporã, na Grande São Paulo; e Igaratá e Santa Branca, no Vale do Paraíba.

Reunião
O encontro foi a terceira atividade do prefeito Pedro Ishi no primeiro dia útil de gestão. No início da tarde, o novo chefe do Poder Executivo municipal vistoriou três obras que estão em andamento e que devem ser entregues em breve: Terminal de Ônibus de Palmeiras Jorge Ueno; Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Colégio e uma creche que está sendo construída no Jardim Europa.

Mais cedo, Ishi se reuniu no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, no centro, com todos os seus secretários para tratar sobre o planejamento para os primeiros cem dias de governo, que será divulgado em breve. Também transmitiu aos chefes das pastas as metas referentes à gestão como um todo, até 2028.

Na ocasião, foi anunciado o início de uma campanha de arrecadação de mantimentos para o “Janeiro Solidário” nos próximos dias, a fim de fortalecer o estoque do Fundo Social de Solidariedade. Também foi apresentada a previsão de obras que serão inauguradas nos primeiros cem dias de governo: um campo de futebol no Residencial Nova América, uma nova praça no bairro Miguel Badra e a UBS do Parque do Colégio, além da abertura ao público do Mercado Municipal já programada para o próximo dia 15.

Postagens relacionadas