Rodrigo Ashiuchi esteve acompanhado de secretários para averiguar os primeiros passos das intervenções; previsão é que ligações possam ser feitas ao final de quatro meses
O prefeito Rodrigo Ashiuchi esteve na manhã desta terça-feira (14/02) no distrito de Palmeiras para conferir o início das obras de instalação das redes de água e esgoto do bairro Recreio Rio Bonito. Acompanhado de secretários municipais, vereadores e de representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o chefe do Poder Executivo suzanense se reuniu com aproximadamente 30 moradores para anunciar os detalhes da execução do projeto, que ficará sob a responsabilidade da empresa Zigurate Construção.
No encontro, foram compartilhadas pelas autoridades e gestores da Sabesp as informações referentes às intervenções que serão realizadas. Para garantir água encanada e saneamento básico à localidade, serão construídas uma rede de água de 1,7 mil metros e uma rede de esgoto de 1,5 mil metros de extensão, que atenderão os 600 moradores das 140 casas situadas no perímetro envolvido pelas ruas Um, Três, Rio Bonito, Campestre e Érica. A previsão para implantação da rede é de dois meses e o tempo estimado para que a aǵua esteja disponibilizada nas torneiras, após as ligações, é de aproximadamente quatro meses.
A líder do bairro, Aparecida Viana, a Cida, foi quem organizou a recepção e falou em nome dos moradores sobre o significado da obra. “Estamos há 15 anos lutando por isso, que só foi concretizado porque o prefeito Rodrigo (Ashiuchi) ouviu nossa demanda e contribuiu para viabilizar esse projeto. A vinda do abastecimento de água já era uma notícia maravilhosa para nós, mas fomos surpreendidos com a informação de que haverá obras para garantir a rede de esgoto. Estamos muito gratos!”, agradeceu a moradora.
A gerente de Água da Sabesp, Jocelma Gonçalves, explicou como se desenvolverão os trabalhos. “Hoje (terça-feira) começam as intervenções na rua Um. Primeiramente serão executadas as obras para a extensão da rede de esgoto e logo em seguida focaremos na rede de água. Temos a previsão de encerrar essa parte em até dois meses para que possamos dar início à segunda etapa com a ligação de cada casa, que vai ocorrer conforme formos recebendo as solicitações e documentação dos moradores”, afirmou a representante.
O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel de Oliveira, destacou os benefícios que o projeto garantirá à população. “Com a conclusão das obras não haverá mais a necessidade das caixas d’água, porque as casas passarão a ser contempladas com esse serviço. Não será mais preciso captar água da chuva para as necessidades básicas do dia a dia. O bairro ganhará uma nova cara e os moradores terão mais qualidade de vida”, frisou.
Segundo o secretário municipal de Governo, Alex Santos, o abastecimento de água da região de Palmeiras era uma das prioridades da atual administração. “Nós sabemos da importância do distrito de Palmeiras e o quanto a população esperava por essa obra. Tínhamos como meta tirar as caixas d’água das ruas para dar mais dignidade aos moradores, que sempre nos acolheram muito bem e hoje é um dia de festa, porque além da extensão da rede de água, também viemos trazer essa boa notícia da extensão da rede de esgoto. É um momento de alegria para os moradores e para nós, que estamos trabalhando para o desenvolvimento de nossa cidade”, sublinhou Santos.
A implantação da rede de esgoto também contribui com a preservação do ecossistema, como lembrou o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, ao apontar o valor dessa obra no contexto ecológico. “Quando não há tubulação, o esgoto é jogado em qualquer lugar, causando degradação do meio ambiente. Por isso, trabalhamos em conjunto com as Secretarias de Assuntos Jurídicos e de Planejamento Urbano para entender as características da área e nos certificarmos de que podemos executar as obras da forma com que o projeto será desenvolvido. Além do benefício social, sem dúvidas teremos um significativo ganho ambiental”, ressaltou Chiang.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi garantiu que a administração municipal esteve ao lado dos moradores para viabilizar mais essa conquista. “Viemos aqui para ver de perto essa obra tão importante para o Recreio Rio Bonito. Nós estamos em contato com a Cida há muitos anos, entendendo a realidade local e buscando a melhor maneira de trazer as melhorias para cá. Chegou o momento que todos aguardavam e por isso vim compartilhar a emoção com os moradores. Queria falar pessoalmente sobre a obra do esgoto, que, junto do abastecimento de água, garantirá saúde e valorização das famílias e dos lares. Estamos conseguindo mais progresso e qualidade de vida para os suzanenses”, declarou o chefe do Poder Executivo.
Também estiveram presentes no encontro, por parte do Legislativo suzanense, os vereadores Rogério Castilho e Antonio Rafael Morgado, o Toninho Morgado; e pela Sabesp, além da gerente Jocelma Gonçalves, compareceram o gerente comercial Zemicindo Mendes e o engenheiro de Água, Éder Nunes.