Home Cidades Prefeito Mateus Silva marca presença em encontro estadual de saúde

Prefeito Mateus Silva marca presença em encontro estadual de saúde

por Texto Divulgação

O município de Caraguatatuba esteve presente no encontro promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para debater os avanços e perspectivas do acesso à saúde no estado realizado no Memorial da América Latina, na última sexta-feira (7).

O evento reuniu mais de mil prefeitos, secretários municipais e profissionais da saúde. Durante o encontro, foram apresentados programas como a Tabela SUS Paulista e o Incentivo à Gestão Municipal (IGM SUS Paulista), que visam ampliar o financiamento da saúde nos municípios.

Representada pelo prefeito Mateus Silva e pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Rafael Ghetti, a cidade participou das discussões sobre as principais iniciativas voltadas para o fortalecimento da gestão da saúde municipal.

Para o prefeito Mateus Silva, a participação de Caraguatatuba nesses debates é essencial para garantir avanços no atendimento à população. “Nosso compromisso é buscar sempre novas oportunidades para melhorar a saúde pública em nossa cidade. O encontro nos proporcionou informações valiosas sobre programas estaduais que podem beneficiar diretamente os municípios”, destacou o chefe do Executivo municipal.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Rafael Ghetti, também reforçou a importância da participação de Caraguatatuba nas discussões estaduais. “A troca de experiências com outras cidades e o acesso a programas de financiamento e inovação são fundamentais para aprimorarmos a gestão da saúde pública”, afirmou.

Entre as iniciativas apresentadas, também se destacou o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PD&I Saúde Digital), que busca expandir o uso da telessaúde para facilitar o acesso da população a atendimentos médicos remotos.

Combate à dengue

Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, ressaltou a necessidade de intensificar o combate à dengue nos municípios paulistas. O prefeito Mateus Silva reforçou que Caraguatatuba já está atuando de forma estratégica para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “A saúde preventiva é um dos pilares da nossa gestão. Nossa cidade investe em ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e conscientização da população”, afirmou o prefeito.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município realizou o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, que indicou um Índice de Densidade Larvária (IDL) médio de 4,5, colocando a cidade em situação de risco. A região sul apresentou um índice ainda mais elevado, de 8,74, o que reforça a necessidade de ações emergenciais.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba registrou até o momento 194 notificações de casos de dengue, sendo 25 confirmações positivas e um óbito em investigação. O levantamento aponta que 81% dos focos são removíveis e

estão inseridos dentro das residências, por isso, a população deve colaborar com a eliminação de possíveis criadouros do mosquito em suas residências e com denúncias a focos de proliferação.

Postagens relacionadas