Início Cidades Prefeito prestigia cerimônia que marca 50 anos da Komatsu no Brasil

Prefeito prestigia cerimônia que marca 50 anos da Komatsu no Brasil

por Redação Gazeta Popular

Evento em comemoração à chegada da empresa a Suzano contou com lançamentos de uma escavadeira de 50 toneladas e do Centro de Demonstração de Máquinas

O prefeito Pedro Ishi foi um dos convidados especiais da cerimônia que marcou o 50º aniversário da empresa Komatsu do Brasil Ltda., celebrado nesta terça-feira (01/07), na sede da companhia, situada na rodovia Índio Tibiriçá, 2000, no bairro Vila Sol Nascente. A atividade marcou o simbolismo desta marca e a importância da cidade de Suzano para o grupo Komatsu Ltd., já que o município recebeu a primeira fábrica instalada fora do Japão, seu país de origem.

Nesta oportunidade, o chefe do Executivo municipal esteve acompanhado da primeira-dama, Débora Raffoul Ishi; do ex-prefeito e atual secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi; da ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi; do secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang; e do presidente da Câmara de Suzano, vereador Artur Takayama. Eles foram recepcionados pelo CEO da Komatsu Ltd., Takuya Imayoshi; e pelo presidente da Komatsu do Brasil, Jeferson Olivete Biaggi.

Os anfitriões acompanharam as autoridades municipais durante visita à planta da empresa, quando houve o lançamento da escavadeira PC500LC-10M0, de 50 toneladas, e também do Centro de Demonstração de Máquinas, que passa a integrar o conjunto de serviços desenvolvidos no local, que dão suporte para obras em rodovias, ferrovias, aeroportos, hidroelétricas, pólos petroquímicos, além de projetos relacionados à infraestrutura, agricultura e mineração.

A fábrica brasileira foi estrategicamente projetada como parte da expansão global da empresa à época (1975), integrando um parque fabril completo, incluindo fundição própria e processos como usinagem, caldeiraria, montagem, pintura e inspeção final. Atualmente, a Komatsu do Brasil Ltda. produz escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas e motoniveladoras, além de ser a base de fabricação e distribuição mundial de tratores de esteiras de médio porte exportados para todos os continentes.

Em Suzano, além das atividades produtivas, a Komatsu tem estreitado as parcerias com o município para celebrar a relação entre Brasil e Japão. Como exemplo desse trabalho, foi realizada, em setembro de 2022, a “1ª Mostra Cultural Suzano-Komatsu” no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira (rua Campos Salles, 547 – centro).

A ação que foi organizada em conjunto entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Divisão de Turismo e Intercâmbio Cultural de Komatsu fez parte de uma série de eventos que celebram o Centenário da Imigração Japonesa em Suzano e o Cinquentenário da Irmandade com a cidade de Komatsu, incluindo a troca de obras de arte e materiais artísticos e culturais entre os municípios.

Segundo o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, a irmandade entre os municípios se fundamenta na correspondência de experiências e aspectos culturais. “Suzano e Komatsu tem uma relação histórica e fundamentada na cultura japonesa e em seus laços, que nos conectam de múltiplas formas. Neste ano em que a empresa comemora os seus 50 anos de Brasil, eu agradeço por toda a fraternidade e companherismo”, afirmou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.

Por sua vez, Pedro Ishi destacou o simbolismo deste momento e a importância da empresa para a cidade. “É uma honra poder contar com uma companhia deste porte em nossa cidade, especialmente pelo fato de ter sido aqui o local escolhido para a instalação da primeira fábrica fora do Japão, ainda na década de 1970. A presença da Komatsu em nosso município se consolidou como um polo de investimentos e de geração de empregos na região, levando o nome de Suzano para o Brasil e para o mundo”, ressaltou o prefeito.

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Postagens relacionadas