A Prefeitura de Caraguatatuba tem orientado sobre cuidados preventivos para garantir a saúde neste período de calor, especialmente aos moradores e turistas que fazem uso das praias e consomem alimentos nesses locais.
A cidade já registrou mais de 170 casos de viroses nos primeiros dias do ano, levando a Secretaria da Saúde a monitorar atentamente os dados, já que o número de atendimentos, especialmente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), tem mostrado um crescimento significativo com a onda de casos que afeta o litoral do estado.
A Prefeitura destaca a importância de evitar alimentos impróprios e redobrar os cuidados de higiene. A fiscalização de ambulantes nas praias está sendo rigorosamente reforçada, com o objetivo de garantir que os alimentos comercializados estejam em conformidade com as normas de saúde pública.
Em parceria com a Sabesp, a Prefeitura também está implementando um programa de melhoria na coleta e tratamento de esgoto. Com o aumento na demanda de lixo, a gestão de resíduos sólidos se tornou uma prioridade, especialmente durante a temporada de chuvas, que pode agravar a poluição e contaminar os cursos d’água e o mar.
A Secretaria de Meio Ambiente está atenta a essa questão e tem se empenhado em garantir o recolhimento adequado do tratamento dos resíduos, buscando aumentar a balneabilidade das praias e proteger os banhistas. A manutenção das valas de drenagem também é um foco, garantindo que permaneçam limpos e não impactem negativamente a qualidade da água.
Além disso, é essencial que os banhistas verifiquem a qualidade da água do mar antes de se banhar. A situação pode ser consultada no site da Cetesb, onde, de acordo com as últimas pesquisas de balneabilidade, em Caraguatatuba apenas a Prainha foi classificada como imprópria para banho.
A Prefeitura, juntamente com a Secretaria da Saúde, reforça que a prevenção é a melhor forma de evitar viroses.
O governo do Estado de São Paulo divulgou medidas preventivas a serem adotadas para evitar a chamada Doença de Transmissão Alimentar (DTA) no verão:
· Evite alimentos mal cozidos;
· Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados onde os alimentos ficam acondicionados;
· Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre;
· Observe bem a higiene de lanchonetes e quiosques;
· Lave as mãos antes de se alimentar;
· Tenha atenção redobrada com comidas em self-service;
· Beba sempre água filtrada;
· Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida;