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Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos lança Sementes da Educação

por Douglas Spada

Em um projeto pioneiro, as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Conselho de Segurança Alimentar (Consea), se uniram para elaborar o projeto “Sementes da Educação”, lançado na manhã de segunda-feira, 22. Incialmente, quatro escolas municipais serão integradas à ação, contemplando mais de 2.300 alunos.

O projeto consiste na composição de uma horta escolar feita pelos próprios estudantes com apoio técnico e pedagógico. Irão participar as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Juracy Cruz, Luciano Poletti, Silvino Antunes e Professor Diocézio de Menezes.

Na primeira etapa será feita a construção dos canteiros, depois a formação dos educadores e o passo seguinte é o início do plantio/semeadura e o transplante das mudas. Serão cultivadas alface, couve, cebolinha, coentro e manjericão. Os alunos serão apresentados aos ciclos de cultivo e toda a integração da produção e o meio ambiente. O “Sementes da Educação” promoverá uma ação transversal entre o conteúdo da rotina pedagógica, a preservação da natureza e a importância da agricultura para uma alimentação saudável.

A secretária, Paula Trevizolli, ressaltou os benefícios de ações integradas que ampliam o conhecimento dos estudantes acerca de suas relações com o mundo e auxiliam na formação de cidadãos conscientes.  

O secretário de Meio Ambiente, Moacyr Alves, citou a importância da parceria entre as pastas e a integração dos alunos com o Parque Municipal Nosso Recanto que agrega espaços preservados da natureza e também desenvolve ações de conscientização.

Por sua vez, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke, lembrou que a cidade possui produção agrícola na região do Cambiri e que o projeto dá visibilidade e valorização ao trabalho do campo.

Durante o lançamento do “Sementes da Educação” um grupo de alunos da escola Professor Diocézio Menezes – que integrará o projeto – apresentou o “minhocário” da unidade que surgiu a partir da indagação dos próprios estudantes acerca dos restos das frutas descartadas durante a merenda. Eles apresentaram cada etapa do processo de compostagem, extração do chorume e alimentos que podem ser colocados para a alimentação das minhocas.  

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