A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos lançou nesta quarta-feira, 1, a segunda edição do projeto “Tampinha Premiada”, que visa diminuir o descarte destes objetos nas ruas, estimular a temática ambiental e valorizar o conhecimento sobre o meio ambiente da comunidade. A ação é uma parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal, Educação e Desenvolvimento Econômico e Agricultura.
Na primeira edição, em 2021, mais de 300 quilos de tampinhas foram arrecadadas, minimizando o impacto negativo do plástico no meio ambiente.
“Esse é um projeto muito importante, que conscientiza os alunos da nossa rede de ensino sobre o descarte correto das tampinhas plásticas e que demoram anos para de decompor na natureza”, comentou o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke.
O “Tampinha Premiada” é uma competição entre as escolas municipais, onde os alunos arrecadam tampinhas e lacres de alumínio para sua unidade, a classe que obtiver a maior arrecadação será premiada com uma visita ao Museu Cata-vento, em São Paulo.
As crianças podem levar tampas plásticas de garrafas pet, isotônicos, leite, suco, requeijão, maionese, margarina, shampoo, cremes, produtos de limpeza, medicamentos, suplementos, canetas, maquiagem, independente do tamanho, formato e cor. Lacres de alumínio também serão aceitos.
As tampinhas arrecadadas são recolhidas pela Secretaria de Meio Ambiente e encaminhadas para reciclagem.
Em 2021, as unidades vencedoras foram as escolas municipais de ensino básico Antônio Bernardino Correa e Maria Inês Batista Camilo Gurgel, os alunos dessas unidades também ganharam o direito de participar das ações da Semana do Meio Ambiente, na próxima semana, em uma visita guiada ao Parque Municipal Nosso Recanto Dona Assunta.