A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou nesta segunda-feira (16) a Operação Acolhimento Total, para oferecer acolhida temporária a população em situação de rua neste período de inverno intenso previsto para os próximos dias. As equipes atuaram na Vila Margarida, Bela Vista, Centro e Parque São Francisco, regiões onde o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) atende no município.
Formado por coordenadores, psicólogos e assistentes sociais, o trabalho orientou os moradores a procurarem o Serviço de Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias (Saiaf), localizado na Rua Getúlio Vargas, 293, na Vila Romanopolis.
No local, é oferecido alimentação, banho quente, cobertores, roupas novas e, ao todo, 30 vagas são ofertadas. O horário de entrada é das 16 às 18 horas e os munícipes podem se proteger do frio com segurança durante a estadia. Além disso, as equipes de assistentes sociais estão disponíveis para atender e tirar dúvidas de quem precisar.
Os profissionais fizeram o cadastro dos moradores em situação de rua para o mapeamento futuro da população. “Ações de enfretamento à vulnerabilidade social são extremamente necessárias no inverno. As operações já existem e foram intensificadas, por isso, quem não tiver documento pessoal, como Rg ou título de eleitor, por exemplo, também será atendido. Estamos de braços abertos para ajudar”, destacou o titular da pasta, Robson Xisto.