Equipes da Santa Casa de Misericórdia de Guararema receberam formação de atualização com técnicas adequadas e seguras para o atendimento de urgência e emergência
Para garantir atendimento ágil e eficiente a todos, a secretaria de Saúde de Guararema investe constantemente na capacitação dos profissionais que atuam nas mais diversas áreas, principalmente na linha de frente. Exemplo disso é a mais recente formação, voltada às equipes atuantes na urgência e emergência da Santa Casa de Misericórdia de Guararema.
Ao todo, 31 profissionais que atuam nos prontos-socorros adulto e infantil e na transferência de pacientes graves tiveram acesso a uma ação de “formação continuada para uma capacidade técnica adequada e segura para todos”.
A atividade foi ministrada pelo coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Milton Luiz Yaekashi, e também pelo enfermeiro especializado na área, Jose Luis Pezzuol. Foi utilizada a nova frota de ambulâncias de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que contam equipamentos modernos e adequados na assistência de urgência e foram cedidas pela prefeitura à Santa Casa.
“A atuação na área de urgência e emergência requer profissionais capacitados de forma especifica, tanto no manuseio adequado dos vários equipamentos médicos bem como em protocolos assistenciais”, diz a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins, em defesa do treinamento aplicado “nas equipes atuantes na urgência e emergência do hospital”.
Aos conselheiros
Não apenas quem trabalha nos prontos-socorros de Guararema têm acesso a atualizações. No Centro Universitário Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, a Capacitação para Conselheiros Municipais de Saúde do Alto Tietê, realizada pelo Grupo Técnico de Educação Permanente e Humanização (GTEPH), contou com a participação de mais de 70 conselheiros municipais de saúde dos municípios da região, sendo eles de Guararema, Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.
Entre os representantes de Guararema, marcaram presença 10 membros recém-empossados, que aproveitaram as palestras do médico Davi Eiji Furutani, sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), da assistente social Maria de Jesus, sobre Identidade do Conselheiro de Saúde e do dentista Denilson Takehiko Toguchi, sobre o financiamento do SUS.
Mais uma vez, a secretária municipal de Saúde de Guararema, Adriana Martins, defende a atividade. “Os conselhos municipais de saúde são espaços públicos de composição plural e paritária, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas de saúde. Por isso a extrema importância destas capacitações e encontros que visam prepará-los para esta nobre missão”.