Os representantes das secretarias de Finanças, Administração e do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Prefeitura de Itaquaquecetuba se reuniram com uma empresa de administração pública para falar sobre as adequações necessárias para a implantação do Siafic (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle).
A reunião aconteceu na última quinta-feira (18), na Secretaria de Finanças, com o objetivo de entender a aplicabilidade do software que deve ser utilizado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com compartilhamento da base de dados e integração dos sistemas estruturantes, como de recursos humanos e de patrimônio, por exemplo.
A partir de janeiro de 2023, o sistema único deve estar em pleno funcionamento e a manutenção de informação deve acontecer diariamente. O Siafic não permitirá registros contábeis após o balancete para garantir transparência.
De acordo com o secretário de Administração e de Finanças, Mário Toyama, todas as prefeituras precisam se adequar. “Sem a adequação e implantação, podem ocorrer penalidades como a proibição do recebimento de transferências voluntárias, ou seja, as doações serão barradas.”
O prefeito Eduardo Boigues acrescentou que a metodologia do sistema dará mais transparência, o que é importante para o trabalho do Executivo. “Com o cadastro único, qualquer informação será melhor fiscalizada por meio do Portal da Transparência, como deve ser.”