Na quinta-feira (24), representantes da Prefeitura de Itaquaquecetuba se reuniram para definir o andamento do plano de ação para a implantação do Siafic (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle).
O software consiste em um sistema de contabilidade pública dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com bancos de dados orçamentário, financeiro, patrimonial e de controle em um ambiente virtual integrado que deve ser implantado até 1º de janeiro de 2023, prazo estabelecido em decreto federal.
A comissão municipal é composta pelo secretário de Finanças e Contabilidade e por servidores da Secretaria de Administração e Modernização, um profissional da área da tecnologia da informação e dois contadores, sendo um do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).
“Estamos focados em atender as demandas de avanços tecnológicos, atuando com determinação em soluções que visam a transparência dos feitos administrativos e prestação de contas da cidade”, disse o secretário de Administração e de Finanças, Mario Toyama.
O plano de ação teve início em maio de 2021, período em que foi apresentado o cronograma, o decreto e a nomeação da comissão. Os dados foram enviados ao Tribunal de Contas da União e o sistema vem recebendo atualizações desde então.
“Os avanços tecnológicos são muito bem-vindos para assegurar a transparência e contribuir para o melhor gerenciamento dos recursos públicos do município”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.