A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entregou na quarta-feira (04) mais 32 casas populares no Conjunto Jefferson da Silva. A entrega conclui um pacote de 64 unidades habitacionais no bairro, num investimento total de R$ 11,3 milhões. As primeiras 32 casas foram entregues em julho deste ano.
“O sonho de todo mundo é ter direito à sua habitação e nós só conseguimos fazer entregas em Mogi das Cruzes graças à parceria com o Governo do Estado de São Paulo e também graças à união de diversas Secretarias Municipais. Hoje estamos mais uma vez cumprindo nossa meta, que é dar dignidade para as pessoas”, destacou o prefeito Caio Cunha, durante a cerimônia de entrega.
O diretor de engenharia da CDHU, Silvio Vasconcellos, destacou a importância da entrega. “Este é o dia que muda a vida de cada uma das famílias, pois vocês passam a fazer parte de uma pequena parcela da população brasileira, que é aquela que tem casa própria. Isso muda tudo”, pontuou, lembrando de todos os esforços feitos pelo Governo do Estado e Prefeitura, para possibilitar esta entrega.
O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eli Corrêa Filho, também participou da entrega e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Mogi. “Hoje é um novo momento da vida de vocês e isso só é possível quando há um compromisso e união entre Estado, Prefeitura e parceiros. Esta é a construção de uma nova esperança, com teto garantido. Desejo a todos muitos sucesso”.
As casas entregues no Conjunto Jefferson têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com um total de 45,15 metros quadrados de área útil em cada. Elas têm ainda sistema fotovoltaico (energia solar), o que possibilita significativa diminuição na conta mensal de energia elétrica. As unidades são destinadas a famílias que aguardavam atendimento em programa habitacional e provêm de áreas de risco.
Além da entrega das unidades habitacionais, o Conjunto Jefferson também é alvo de obras de urbanização, com implantação de infraestrutura básica, incluindo redes de água e esgoto, calçamento e iluminação.
O financiamento dos imóveis segue os critérios da CDHU e as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagam praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA.
A produção e entrega de moradias populares é um dos pilares do programa Mogi Meu Lar, que prevê ainda trabalhos de regularização fundiária, além de reformas em moradias, entre outras medidas. A Secretaria de Habitação vem promovendo reuniões três vezes por semana com todos os inscritos no Cadastro Municipal de Habitação, para orientações com relação aos próximos passos do programa habitacional desenvolvido na cidade.
A previsão pelo programa Mogi Meu Lar é que sejam construídas na cidade 13 mil unidades ao longo dos próximos anos. Já há 200 unidades em construção, outras 1.023 já estão licenciadas e mais 4 mil passam pelo processo de licenciamento. Outro destaque do programa é o trabalho de regularização fundiária, que alcançou o recorde de 5 mil unidades regularizadas em quase quatro anos. Outras 12 mil unidades estão em processo de regularização.
A entrega de casas populares no Conjunto Jefferson também contou com a presença do secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, Carlos Lothar e de toda a equipe técnica da Habitação.